Cuidador de idosos: o que muda na vida desta família, como seus componentes percebem este processo, e quais as perspectivas que eles visualizam

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1200 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
. Introdução


O presente trabalho traz o tema cuidador de idosos, com recorte específico na análise de mudanças que envolve a família cuidadora ,a percepção do cuidador neste processo bem como as perspectivas que os mesmos visualizam.
Esta pesquisa pretende-se tratar das dificuldades que surgem na vida dos familiares que cuidam de um idoso, sendo importantedestacar as condições de dependência que este idoso necessita nas diferentes situações relacionadas a saúde física, emocional e financeira.
O presente estudo, tem como objetivo de conhecer, as demandas que surgem na vida de um familiar, após se tornar um cuidador de idoso. Como conciliar sua vida social, e agora como cuidador, onde o idoso necessita de inteira atenção e cuidados, e comoeste familiar busca atender as necessidades deste idoso na suas fragilidades. Será feito um pesquisa com familiares cuidadores, para podermos entender os impactos que ocorrem na vida de familiares que se ver na condição de se tornar um cuidador de idoso.






















2 PROBLEMA

Quais os desafios que surgem na vida do familiar, após tornar-se cuidador deidoso?




















3 Hipóteses

- Presume-se que, independente das condições sociais e econômicas da família, a ocorrência de novos gastos;
- Possivelmente essa família terá que se (re) organizar toda sua rotina de vida para obter sucesso na missão de cuidar do idoso;
- Acredita-se que o cuidador espera um quadro de melhora nas condições de saúde desse idoso;4 Objetivos

4.1 Objetivo geral:

Compreender o que muda na vida desta família ? como seus componentes percebem este processo? E quais as perspectivas que eles visualizam ?


4.2 Objetivos específicos
- Descrever a expectativa do cuidador diante da situação em que ele se encontra.;
- Compreender quais os impactos estruturais do cuidador que obrigam a modificar ouadaptar sua rotina diária;
- Relacionar as dificuldades sociais e econômicas na vida do cuidador familiar;
- Presume-se que o cuidador espera um quadro de melhora nas condições de saúde desse idoso;



5. JUSTIFICATIVA

O tema é de relevância social, por ser um tema atual e cada vez mais necessária a sua discussão. Várias profissões como, medicina, enfermagem, psicologia,educação física, e o serviço social, entre outras, estão voltando os olhos para essa área. Cada vez mais, as pessoas vivem por mais tempo e necessitam de cuidados e políticas específicas e ( por que não? ) especiais. O presente trabalho apresenta um recorte temático sobre o cuidador de idoso, o familiar que vai dar os cuidados necessários à pessoa idosa sob sua responsabilidade. Cuidar énecessariamente, dar a devida atenção quando este se encontra fragilizado e necessita do auxilio de uma outra pessoa. Uma das grandes dificuldades encontradas e vivenciadas são as questões de saúde física e mental dos idosos, que envolve diretamente a família. O cuidador tem que mudar toda sua rotina, para se adaptar a estrutura familiar nas condições sociais e econômicas.
Devido as perspectivas domodelo econômico vigente, as pessoas possuem maiores ocupações de trabalho no qual se dispõem de menos tempo para cuidar do idoso. Com grande responsabilidade destinada a estes cuidadores familiares apresentam, alguns sintomas depressivos, ansiedades, e stress.
Segundo Cohen e Eisdorfer :

" A motivação pra cuidar de alguém está
comparada em quatro razões: amor,
sentimento este que nãorequer explicação
cientifica; gratidão, na qual se considera
experiências passadas e tudo o que foi
anteriormente que foi oferecido pelo
indivíduo agora necessitado,
moralidade seguindo basicamente
as expectativas de uma sociedade e
por fim uma vontade própria em prover cuidados a alguém. "

A importância dessa pesquisa, justifica-se quais os impactos que levam o cuidador de idosos a ter...
tracking img