Cuidado humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
cuidado humano
Cuidado Humano

O livro, cuidado humano, cuja autora, Vera Regina Waldon com vasta experiência como enfermeira e posteriormente professora universitária de enfermagem, sensivelmente preocupada com o ensino de cuidar com cuidado, transmite a nós leitores a idéia e a necessidade de uma reflexão do verdadeiro significado da palavra “cuidar”, em todos os sentidos...Humanamente, “sentido”...”vivido”... Sem que para isso tenha que se seguir uma prescrição médica, regras ou manuais.
Este cuidar/cuidado, depende de cada um de nós e de todos nós juntos, do nosso amor a Deus, representado pelo nosso amor a vida e ao próximo.
Para a autora transmitir-nos sua interpretação sobre este tema, foi necessário um grande e valioso trabalho: investigações epesquisas realizadas no Brasil e em outros países; integrar pensamentos de filósofos e teóricos com os pensamentos de enfermeira; entrevistas com pacientes hospitalizados; funcionários do hospital de diferentes departamentos; pesquisas realizadas com docentes e discentes de escolas de enfermagem.
Até mesmo, voltar ao tempo, tendo uma visão histórica da evolução humana como também religiosa comestudos da origem da humanidade segundo a bíblia, pois para o mundo, o maior exemplo do cuidado humano, deu-se com a vida de Jesus, ou seja, depois de Cristo o cuidado humano tornou-se mais visível e valorizado. A compaixão, a misericórdia, o amor são entres outros, os elementos que lhe representam.
Com relação a evolução humana, o cuidado existe desde os tempos remotos, com o intuito depromover e garantir a sobrevivência humana, satisfazendo necessidades básicas de alimentação, vestimentas e abrigo. E desta forma também já existia o não cuidado, ou seja, os seres humanos foram evoluindo gradativamente em espécie, intelecto, com pensamentos positivos e destrutivos, conforme as suas necessidades. Já as mulheres, talvez por serem mães, expressavam mais e melhor o cuidado,demonstrando interesse e afeto tornando-se responsáveis por atividades como tomar conta, cuidar de todos, desde o nascimento até a morte. Elas também foram as primeiras a praticarem a medicina, graças a sua proximidade com a terra (solo).
Adquiriram conhecimentos sobre as plantas, raízes, sementes, desenvolvendo assim a arte da medicina.
A autora desta magnífica obra literária, concluiu quecuidar significa: cuidar plenamente, humanisticamente e artisticamente. O que me leva a concordar com o cuidado sem medir esforços, relacionando-se com muito amor a tudo, a vida, ao mundo, a instituição e a toda equipe, principalmente paciente/cliente e familiares. Olhar para ambos como olhamos para nós mesmos, falar para ele, ouvi-lo, senti-lo, toca-lo, respeita-lo. Canalizar todos os nossossentidos, no momento do procedimento no paciente e em tudo que possa proporcionar bem estar físico, social e emocional, pois este é um ser humano e não um objeto ou uma maquina, é como um de nós, com uma única diferença, ele não é o cuidador e sim o “ser” a ser cuidado, indiferentemente se o mesmo tem ou não prognostico, rico ou pobre, negro ou branco, moléstia infecto contagiosa ou não. Antes de estarem um leito hospitalar, por motivos inerentes a sua vontade, o mesmo é um ser humano, tem uma família, um lar, um trabalho, hábitos, valores e formas de se expressar, as vezes diferentes das nossas, pois alem de toda uma historia de vida isto também depende da cultura a que pertencemos e que deve ser respeitado.
Alem de todo esse envolvimento é imprescindível que a enfermeira tenhaconhecimento cientifico, sócio-políticos, espírito de liderança associado ao espírito de equipe, porem com humanidade. Se a mesma estiver cumprindo um papel burocrático na instituição, deve ter consciência, dinamismo, iniciativa, relacionando-se com os membros de todos os departamentos da instituição, garantindo assim um ótimo atendimento ao paciente/cliente e família, desde a admissão ate a alta, ou por...
tracking img