Cuidado com os costumes que desagradam a deus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2023 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Cuidado com os costumes
que desagradam a Deus


NUM pequeno pátio está um caixão aberto sob o quente sol africano. Em fila as pessoas passam diante do caixão para expressar seu pesar; uma delas, um homem idoso, pára. Com os olhos entristecidos, ele se inclina perto do rosto do defunto e começa a falar: “Por que não me disse que ia morrer? Por que me deixou assim? Agora que você voltou paralá, continuará a me ajudar?”

Em outra parte da África nasce um bebê. Ninguém tem permissão de vê-lo. Só depois de algum tempo o bebê é levado para ser visto em público e recebe cerimonialmente um nome.

Para alguns, falar com um morto ou ocultar uma criança recém-nascida pode parecer estranho. No entanto, em certas culturas e sociedades, a conduta e os conceitos das pessoas com relação à mortee ao nascimento são influenciados por uma crença muito forte de que os mortos não estão realmente mortos, mas estão vivos e conscientes.

Essa crença é tão forte que faz parte de costumes e ritos relacionados com quase todos os aspectos da vida. Por exemplo, milhões de pessoas acreditam que fases importantes da vida — tais como o nascimento, a puberdade, o casamento, ter filhos e a morte — sãoetapas de uma transição para o domínio espiritual dos antepassados. Acredita-se que a pessoa falecida continua desempenhando um papel ativo na vida dos que ela abandonou, e dá continuidade ao ciclo de vida por meio dum novo nascimento.

Para garantir uma transição suave entre todos os estágios desse ciclo, realizam-se inúmeros costumes e ritos. Esses costumes são influenciados pela crença de quealgo dentro de nós sobrevive à morte. Os verdadeiros cristãos evitam todos os costumes associados com essa crença. Por quê?
Qual é a condição dos mortos?

A Bíblia é clara ao descrever a condição dos mortos. Ela simplesmente declara: “Os viventes estão cônscios de que morrerão; os mortos, porém, não estão cônscios de absolutamente nada . . . Seu amor, e seu ódio, e seu ciúme já pereceram . . .Não há trabalho, nem planejamento, nem conhecimento, nem sabedoria no Seol, o lugar para onde vais.” (Eclesiastes 9:5, 6, 10) Os verdadeiros adoradores de Deus já por muito tempo aceitam essa verdade bíblica básica. Entendem que a alma, em vez de ser imortal, pode morrer e ser destruída. (Ezequiel 18:4) Também sabem que não existem espíritos dos mortos. (Salmo 146:4) Na antiguidade, Jeová mandouestritamente aos do seu povo que se separassem por completo de qualquer costume ou rito associado com a crença de que os mortos estejam conscientes e que possam influenciar os vivos. — Deuteronômio 14:1; 18:9-13; Isaías 8:19, 20.

Os cristãos do primeiro século também evitavam quaisquer costumes ou ritos tradicionais associados com falsos ensinos religiosos. (2 Coríntios 6:15-17) Atualmente, asTestemunhas de Jeová, não importa de que raça, tribo ou formação, evitam as tradições e os costumes relacionados com o ensino falso de que algo dentro do homem sobreviva à morte.

O que pode orientar a nós, cristãos, na decisão de observar, ou não, certos costumes? Temos de refletir cuidadosamente sobre a sua possível relação com qualquer ensino antibíblico, tal como a crença de que o espíritodos mortos influencie a nossa vida. Além disso, temos de considerar se a nossa participação em tais costumes ou cerimônias poderia fazer tropeçar aqueles que conhecem as crenças e os ensinos das Testemunhas de Jeová. Tendo isso em mente, vamos analisar costumes relacionados com dois fatos importantes — o nascimento e a morte.
As cerimônias relacionadas com o nascimento e o nome da criança

Muitoscostumes associados com o nascimento duma criança são adequados. No entanto, nos lugares onde o nascimento é considerado uma passagem do domínio dos espíritos de ancestrais para o da comunidade humana, os verdadeiros cristãos precisam ter cuidado. Em algumas partes da África, por exemplo, uma criança recém-nascida é mantida dentro de casa e só recebe um nome depois de certo período. Embora o...
tracking img