cudeampola

1379 palavras 6 páginas
SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA – CURSO DE DIREITO
PROF. EVERTON REIS

A sociologia de Max Weber
Max Weber (Erfurt / Alemanha, 1864-1920) considerava que a compreensão dos fenômenos sociais dependia da investigação sobre seu sentido histórico e social. Ele era indiferente em relação ao Positivismo e seguiu a trajetória do pensamento alemão, que ainda não tinha sido contagiado pela necessidade de teorias que explicavam a consolidação do capitalismo. Weber enfatizava a perspectiva histórica para a compreensão da realidade rejeitando a visão positivista que reduzia a história a uma lei geral que regia a evolução linear da humanidade rumo a sociedade capitalista, considerada o ápice da evolução social.
Weber não só recusava a explicação do evolucionismo positivista como valorizava a história de cada sociedade, ou seja o processo histórico particular vivido por cada uma.
Conceitos Fundamentais
Enquanto o objeto de estudo da sociologia durkheimiana era os fatos sociais , para Weber era a AÇÃO SOCIAL. Para entender as ações sociais devemos compreender suas causas, seu sentido, seu desenvolvimento e seus efeitos através dos estudos dos usos, costumes e interesses que movem os indivíduos. Assim, Weber definiu AÇÃO SOCIAL como conduta humana dotada de sentido para quem a executa, tendo em vista a ação ou reação do(s) outro(s). Toda ação social tem uma motivação. Ao agir, o sujeito leva em conta a reação do(s) outro (s) que, tanto pode ser passada, presente ou futura.
Para compreender as ações sociais, Weber estabelece um modelo teórico de desenvolvimento das condutas racionais. Com este modelo ele analisa o caráter da conduta. A base deste modelo está centrada no uso de um instrumento de investigação chamado de TIPO PURO ou TIPO
IDEAL . Weber elaborou 4 Tipos Ideais de ação social:
a) AÇÃO RACIONAL COM RELAÇÃO A FINS: O objetivo da ação é previamente definido. O sujeito da ação avalia os meios para alcançar seus fins. Ex: econômica/ trocas no mercado (

Relacionados