Cubofuturismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cubo-Futurismo, o Futurismo Russo 1912-14
O termo Cubo-Futurismo foi utilizado pela primeira vez em 1913 pelo crítico Korney Chukovsky (1882–1969) com referencia a um grupo de poetas de avant-garde de que faziam parte Vladimir Mayakovsky e o pintor David Burlyuk (a obra deste artista apresenta em 1911 influencias do Cubismo), subsequentemente o termo Cubo-Futurismo foi adoptado pelos pintoresprogressistas e refere-se hoje à pintura russa do período de 1912 a 1915 que combina ambos os estilos.
O Cubo-Futurismo, veio assim, a ser um movimento pictórico fundado por Mikhail Larionov (de influencias pós-impressionistas e o primeiro artista russo a incluir letras e palavras na sua pintura) e Natalia Goncharova com a participação de Kasimir Malevich e Vladimir Tatlin, artistas de fortesinfluencias ocidentais (Matisse foi a Moscovo em 1911 e Marinetti visitou a Russia em 1914).
A sua origem esteve no grupo de pintores que participou na exposição "Valete de Ouros" (do russo Bubnovii Valet), em Moscovo e que expôs pela primeira vez em 1910 participando, Larionov, Goncharova e Malevich e onde se incluíam obras de Delaunay e Léger.
Foi essencialmente um movimento ecléctico (com ligaçõesaos artistas russos que formariam o Blau Reiter de Munique, Kandinsky e Yavlensky), uma reinterpretação do Cubismo e do Orfismo franceses e do Futurismo italiano, combinados com a influência da arte popular russa (Neo-primitivismo).
O Neo-primitivismo surgiu em 1909 na terceira exposição do "Tosão de Ouro". Larionov, Goncharova, Vladimir Burliuk, Malevich e Tatlin propõem o retorno ás formas depintura tradicional Russa, os Ícones e a arte popular (o termo Neoprimitivismo foi cunhado pelo critico de arte A. Shevchenko em 1913).
A arte Cubo-Futurista apresenta cores fortes, objectos fragmentados, inclusão de letras e palavras e uma ênfase no movimento e na acção. "O principio do movimento numa máquina e num ser vivo é o mesmo e o prazer do meu trabalho reside em revelar o equilíbrio domovimento" Goncharova.
Em 1913 Malevich exibe as suas obras Cubo-Futuristas (o Amolador, foi uma delas) nas exposições “Rabo de Burro” e “Alvo”, combinando o uso das formas Cubistas com o interesse pelo dinamismo do Futurismo Italiano
Cubofuturismo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cubofuturismo ou cubo-futurismo foi a principal escola do futurismo russo, que misturou elementos cubistase futuristas à pintura e poesia de tendência neo-primitivista desenvolvidas na Rússia até 1912, por artistas ligados ao grupo "Hylaea", articulado pelos irmãos Burliuk, bem como ao Valete de Diamantes. O estilo prosperou como movimento na pintura até 1915 e na poesia até meados dos anos de 1920.
1 Origens

Há controvérsia quanto ao primeiro uso do termo. Alguns afirmam que foi Kazimir Malevichquem primeiro o usou para suas próprias pinturas na exposição "Target" (Alvo), que aconteceu em Moscou em 1913[1]. Outros afirmam que foi o mesmo Malevich que o usou para "descrever os temas rurais de caráter primitivista, introduzidos por Natalia Goncharova, e tratados ao modo das primeiras obras “tubulares” de Léger", no ano de 1912[2].
Malevich desenvolveu o estilo muito cedo, isto é certo, oque é visto no seu O amolador de facas (assinado em 1912, embora pintado em 1913), mas depois o abandonou por uma forma de arte não objetiva - o Suprematismo[3].
Outros, muitos russos, inclusive, creditam o primeiro uso do termo ao clássico poeta e escritor de poesia infantil russo, também crítico literário, Korney Chukovsky, que ainda em 1913 chamou de "cubo-futuristas" a um grupo de poetas devanguarda do qual faziam parte Vladimir Mayakovsky e o pintor-poeta David Burliuk[4].
O fato é que todos estes artistas mantinham relações próximas, sendo o próprio Maiakovski pintor também. David Burliuk, principal articulador dos poetas cubo-futurista, que apresenta características cubistas em seus quadros desde 1911, já expunha suas pinturas em conjunto com alguns dos pintores do futuro...
tracking img