Cubismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1848 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice:
Introdução
Desenvolvimento:
cubismo
Pablo Picasso
Marcel Duchamp
Georges Braque
Conclusão
bibliografia
Introdução:
O tema a ser tratado durante o trabalho é o cubismo, iniciamos o trabalho com uma introdução ao movimento artístico descrevendo o mesmo, assim como a inumeração das varias fazes.
O trabalho devide se em seguida por pintores e sua obra Pablo Picasso MarcelDuchamp e Georges Braque. Tratando assim a biografia de cada autor e a analise de duas das suas obras e breves conclusões sobre cada autor .


O Cubismo

No século XX sugere o movimento artístico chamado cubismo, é um movimento sobretudo ligado as artes plásticas, os principais fundadores deste movimento são: Pablo Picasso e George Braque.
Picasso é conhecido como um marco inicial do estiloartístico, as referencias as mascaras africanas são bem visíveis, e são conhecidas por ter inspirado Picasso, nessa mesma fase.
O cubismo representava tudo de uma forma geométrica mesmo quando se trata da natureza, representando assim os objetos que deveriam estar em planos diferentes todos no mesmo plano. O mundo passou assim a ser representado não com realismo mas sim geometricamente.Historicamente as obras de Cézanne deram origem as do Cubismo, pois ele retratava a natureza de formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros.

“O pintor cubista tenta representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana,” utilizando formas geométricas e predominantemente linhas retas.
(Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. http://pt.wikipedia.org/wiki/Cubismo15-12-2012)

Fases do Cubismo:

“- Cubismo cézanniano (entre os anos de 1907 e 1909) - é a fase que dá início ao Cubismo. Período marcado pela forte presença das obras de Paul Cézanne.
- Cubismo Analítico (entre os anos de 1910 e 1912) - fase marcada pela união dos trabalhos criados separadamente por Picasso e Braque.
- Cubismo Sintético (entre os anos de 1913 e 1914) - fase marcada pelo uso deformas decorativas e cores marcantes.” (http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/cubismo/ 15 12 2012)

Pablo Picasso

Pablo Picasso nasceu a 25/10/1881 é uma artista Espanhol, com destaque não só na pintura mas também escultura artes gráficas e cerâmica. Picasso é considerado um dos importante artistas plásticos do século XX. O estilo no qual mais deixou marcar foi o cubismo, passando elemesmo dentro do estilo por varias fazes:
Uma das influência que Picasso, recebeu foi do artista Cézanne desenvolvendo-se assim o estilo artístico conhecido como cubismo. O marco inicial deste período é a obra Les Demoiselles d'Avignon (1907), cuja característica principal é a decomposição da realidade humana.

Fase Azul (1901-1904) era chamada a fase azul por ser a cor predominante das obrasnesta fase o artista da uma especial atenção aos elementos marginalizados pela sociedade.

Fase Rosa (1905-1907), pelos mesmo motivos era chamada de fase rosa pois predominava juntamente com o vermelho, as obras ganharam uma conotação lírica.

Em 1937, no auge da Guerra Civil Espanhola (1936-1939), pinta sua obra mais conhecido:Guernica.Na década de 1940, volta ao passado e neste período,passa a dedicar-se a outras áreas das artes plásticas: escultura, gravação e cerâmica. Já na década de 1960, começa a pintar obras de artes de outros artistas famosos: O Almoço Sobre a Relva de Manet e As Meninas do artista plástico Velásquez, são exemplos deste período.
Picasso morre com 87 anos , durante a ultima faze da sua vida aborda , remotos momentos da juventude, a alegria do circo, oteatro, as tradicionais touradas e muitas passagens marcadas pelo erotismo. Morreu em 8/4/1973 numa região perto de Cannes, na França.
(http://www.suapesquisa.com/picasso/ )

Obras De Picasso

Guernica

esta obra trágica e clássica nasceu das impressões causadas no artista pela visualização de fotos do intenso bombardeamento da cidade de Guernica em 26 de abril de 1937, a obra tenta...
tracking img