Cubismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1211 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cubismo

O Cubismo foi uma tendência artística moderna, surgida em 1906, onde as obras (pinturas, esculturas, etc.), deveriam ser consideradas como fatos plásticos, completamente independentes de imitações diretas das formas da natureza. Seus idealizadores foram Braque e Picasso.
O nome da vanguarda (Cubisme) teve sua origem numa observação feita por Matisse junto do quadro de uma paisagem deGeorges Braque, que estava exposto no Salão de Outono de 1908. Cézanne, que nunca deixou completamente o uso da perspectiva tradicional, nem de pintar de outro modo que não a partir da natureza, tinha para si que tudo o que havia na natureza podia ser traduzido pelas formas geométricas básicas (cilindros, esferas, cones). Braque inspirou-se neste princípio para compor seu quadro, e utilizou-se deplanos fortemente acusados, sem recorrer à técnica do modelado. Matisse descreveu a obra com “petits cubes”, junto a Louis Vauxcelles, crítico de arte, que utilizou o termo Cubisme num artigo, pela primeira vez.
Já Picasso, por sua vez, já havia pintado em 1906/1907, influenciado pela Arte Negra, Les Demoiselles d’Avignon, que acabou sendo a pintura que marcou de fato o nascimento da vanguarda.A arte cubista tinha como proposta, promover a decomposição, a fragmentação e a geometrização das formas. O cubismo veio com o objetivo principal de fugir da cópia da natureza e dos objetos como eles eram, preservando a imagem por trás, porém mudando os traços e os meios de se alcançar tal resultado. Os artistas apostaram na simultaneidade de visualizações permitidas a partir da análise de umobjeto, isto é, o mesmo poderia ser visto sob vários ângulos, embora sua totalidade pudesse ser inteiramente preservada.

No cubismo, os artistas representam os objetos retirando deles suas aparências imediatas, e com isso pretendiam, partindo da ciência e dos seus métodos, criar uma arte inteiramente nova.
O cubismo rejeita os efeitos pictóricos sedutores e a representação das sensações queprovém do Impressionismo.
O pintor cubista, representa simultaneamente vários aspectos de um mesmo objeto na tela (Simultaneísme: a representação de vários aspectos de um objecto na mesma tela; forma de expressão poética que procura exprimir a multitude fazendo falar ao mesmo tempo, no poema, várias vozes misturadas com os ruídos do mundo; é também uma técnica cinematográfica e de romance). Ou seja,ele representa o objeto em si, o que ele entende desse objeto e não apenas sua imagem.
O cubismo cria um espaço estreito, aceitando a materialidade objetiva da tela, afastando-se da perspectiva renascentista, que se baseava num espaço ilusionista para além do plano da tela. Esta característica veio a marcar profundamente a arte de todo o século XX.
Em 1912 surge a técnica inovadora da collage,tentando demonstrar que o quadro pode ser um objeto capaz de sensibilizar o observador, apenas pela simples disposição, (com uma certa ordem determinada pelo artista), dos elementos materiais que o compõem; e que, por outro lado, não é necessário que estes elementos tenham qualquer afinidade entre si (areia, vidro, espelho, tecido, etc.), podendo mesmo ser objetos do cotidiano (fragmentos de papel dejornal, papel de parede, etc.), agora investidos com um valor estético.
Letra e números, pintados sobre a tela ou impressos, bem como texturas, aparecem como elementos meramente estéticos ou formais, ou ainda talvez como evocadores de outras realidades.
Após ter início com Braque e Picasso, vieram a aderir ao Cubismo, Fernand Léger em 1908; Robert Delaunay, Gleizes, Le Fauconier, Metzinger,Francis Picabia e o escultor russo Archipenko em 1909; Roger La Fresnaye, Marcoussis, Jacques Villon (Gaston Duchamp) e seu irmão Marcel Duchamp em 1910; a adesão de Juan Gris e a fundação do “Salon de la Section d’Or”, em 1911.
Em 1912, Gleizes e Metzinger publicam o livro Du cubisme e em 1913 Apollinaire publica les Peintres cubistes, méditations esthétiques.
A partir de 1913, o Cubismo...
tracking img