Cubismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CUBISMO

ORIGENS

A origem do Cubismo se deu na obra de Cézanne, porque para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Para Cézanne, a pintura não podia desvincular-se da natureza, nem ser cópia da natureza. Na verdade, a transformava. Uma de suas falas foi “Mudo a água em vinho, o mundo em pintura”. Em suas telas, a árvore da paisagem oua fruta da natureza morte não eram a árvore e a fruta que conhecemos – eram pintura. Preservaram-se as referências exteriores que as identificavam como árvore ou fruta, adquiriam outra substância: eram seres do mundo pictórico e não do mundo natural. Por isso, é correto dizer que Cézanne pintava numa zona limite, entre a natureza e a arte.
Entretanto, os cubistas foram mais longe do que Cézanne.Passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano. É como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador. Na verdade, essa atitude de decompor os objetos não tinha nenhum compromisso de fidelidade com a aparência real das coisas.
O pintor cubista tenta representar os objetos em três dimensões, numa superfícieplana, a partir de formas geométricas, com o predomínio de linhas retas. Não representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos. Representa-os como se movimentassem em torno deles, vendo-os sob todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e volumes.
Braque e Picasso, seguindo a lição de Cézanne deram inicio à geometrização dos elementos da paisagem. Braque envioualguns quadros para o Salão de Outono de 1908, onde Matisse, como membro do júri, os viu e comentou: “Ele despreza as formas, reduz tudo, sítios, figuras e casas, a esquemas geométricos, a cubos”. Essa frase, citada por Louis Vauxcelles, em artigo publicado, dias depois, no Gil Blas, daria o nome ao movimento.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

• Geometrização das formas e volumes;
• Renúncia àperspectiva;
• O claro-escuro perde sua função;
• representação do volume colorido sobre superfícies planas: não usava mais a luz para representar o volumo (claro-escuro) como nos movimentos passados;
• sensação de pintura escultórica;
• cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave.

FASES DO CUBISMO

FASE CEZANNISTA OU CEZANIANA
Tambémchamado de cubismo primitivo, ocorreu entre 1907 e 1909. Restringia-se às formas geométricas.

CUBISMO ANALÍTICO

Ocorreu entre 1909 e 1912. Foi caracterizado pela desestruturação da obra em todos os seus elementos. Decompondo a obra em partes, o artista registra todos os seus elementos em planos sucessivos e superpostos, procurando a visão total da figura, examinado-a em todos os ângulos nomesmo instante, através da fragmentação dela. Essa fragmentação dos seres foi tão grande, que se tornou impossível o reconhecimento de qualquer figura nas pinturas cubistas. A cor se reduz aos tons de castanho, cinza e bege.

CUBISMO SINTÉTICO

Ocorreu em 1911. Foi uma reação à excessiva fragmentação dos objetos e à destruição de sua estrutura. Basicamente, essa tendência procurou tornar asfiguras novamente reconhecíveis. Também chamado de Colagem porque introduz letras, palavras, números, pedaços de madeira, vidro, metal e até objetos inteiros nas pinturas. Essa inovação pode ser explicada pela intenção dos artistas em criar efeitos plásticos e de ultrapassar os limites das sensações visuais que a pintura sugere, despertando também no observador as sensações táteis.

PRINCIPAISARTISTAS DO CUBISMO

Pablo Picasso (1881-1973)
Tendo vivido 92 anos e pintado desde muito jovem até próximo à sua morte passou por diversas fases: a fase Azul, entre 1901-1904, que representa a tristeza e o isolamento provocados pelo suicídio de Casagemas, seu amigo, são evidenciados pela monocromia e também representa a miséria e o desespero humanos; a fase Rosa, entre 1904-1907, o amor por...
tracking img