Cubismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (842 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CUBISMO
Origem:
Este movimento artístico tem seu surgimento no século XX e é considerado o mais influente deste período. Os principais criadores deste movimento foram Pablo Picasso e GeorgesBraque
O marco inicial do Cubismo ocorreu em Paris, em 1907, com a tela Les Demoiselles d''Avignon, pintura que Pablo Picasso levou um ano para finalizar. Nesta obra, este grande artista espanholretratou a nudez feminina de uma forma inusitada, onde as formas reais, naturalmente arredondadas, deram espaço a figuras geométricas perfeitamente trabalhadas.
CARACTERÍSTICAS:
Com suas formasgeométricas representadas, na maioria das vezes, por cubos e cilindros, a arte cubista rompeu com os padrões estéticos que primavam pela perfeição das formas na busca da imagem realista da natureza. A imagemúnica e fiel à natureza, tão apreciada pelos europeus desde o Renascimento, deu lugar a esta nova forma de expressão onde um único objeto pode ser visto por diferentes ângulos ao mesmo tempo.

Suasprincipais características são:
Geometrização das formas e volumes; ( as formas observadas na natureza são retratadas de forma simplificada, em cilindros, cubos ou esferas. )
Renúncia à perspectiva;O claro-escuro perde sua função;
Representação do volume colorido sobre superfícies planas;
Sexo Explicito na maioria das Obras;
Sensação de pintura escultórica;
Cores austeras, do branco aonegro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave.
Cores fechadas.
Desliga-se completamente da interpretação ou semelhança com a natureza.
Rompimento da linha de contornoRetratação de temas como as naturezas mortas urbanas e os retratos são temas recorrentes neste movimento artístico.
FASES DO MOVIMENTO:
Historicamente o Cubismo se dividiu em duas fases:
Cubismo analíticoNessa fase, os objetos e pessoas representadas quebram-se em muitas faces, decompõem-se. O artista procura a visão total da figura, examinando-a em todos os ângulos ao mesmo tempo. E devido à...
tracking img