Cubismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ETEC – Ribeirão Pires













Cubismo





















Ribeirão Pires
2010
ETEC – Ribeirão Pires









Cubismo

























Ribeirão Pires
2010
Sumário

Introdução ........................................ pág.: 04
Cubismo – Origem........................... pág.: 05
Cubismo –Características.............. pág.: 06
Cubismo – Na Literatura.................. pág.: 07
Cubismo – No Brasil........................ pág.: 08
Cubismo – Na dança....................... pág.: 08
O fim do Cubismo ........................... pág.: 09
Conclusão......................................... pág.: 10
Bibliografia....................................... pág.: 11Introdução

Caro leitor, procuramos através desse trabalho, apresentar o movimento histórico CUBISMO, que deu um dos principais para a arte contemporânea a partir do ano de 1907, revolucionando a arte mundial.
Mais precisamente, o quadro de Picasso “ Les demoiselles d’Avgnon”, deu início ao movimento cubista, nesse mesmo ano.
Este trabalho foirealizado por pesquisas, contendo a citação das principais obras e autores, datas dos acontecimentos históricos, definições em outras curiosidades. Esperamos contribuir para com seu aprendizado em interesse de forma culta, direta, simples e eficaz.







































Cubismo

Origem
Este movimento artístico tem seusurgimento no século XX e é considerado o mais influente deste período. Com suas formas geométricas representadas, na maioria das vezes, por cubos e cilindros, a arte cubista rompeu com os padrões estéticos que buscavam a beleza, perfeição das formas na busca do realismo, tão apreciado desde o renascimento. Onde deu lugar a esta nova forma de expressão onde um único objeto pode ser visto por diferentesângulos ao mesmo tempo. O marco inicial do Cubismo ocorreu em Paris, em 1907, com a tela Les Demoiselles d''Avignon, pintura que Pablo Picasso levou um ano para finalizar. Nesta obra, este grande artista espanhol retratou a nudez feminina de uma forma inusitada, onde as formas reais, naturalmente arredondadas, deram espaço a figuras geométricas perfeitamente trabalhadas. Tanto nas obras de Picasso,quanto nas pinturas de outros artistas que seguiam esta nova tendência, como, por exemplo, o ex-fauvista francês – Georges Braque – há uma forte influência das esculturas africanas e também pelas últimas pinturas do pós-impressionista francês Paul Cézanne, que retratava a natureza através de formas bem próximas as geométricas. Características
Historicamente o Cubismo se dividiu em duas fases:
• Analítico, até 1912, onde a cor era moderada e as formas eram predominantemente geométricas e desestruturadas pelo desmembramento de suas partes equivalentes, ocorrendo, desta forma, a necessidade de não somente apreciar a obra, mas também de decifrá-la, ou melhor, analisá-la para entender seu significado, os objetos e pessoasrepresentadas quebram-se em muitas faces, decompõem-se e devido à fragmentação excessiva dos objetos, tornou-se quase impossível a identificação das figuras. As cores eram poucas. Pretos, cinza, tons de marrom e ocre, a pintura era feita com diversos tons da mesma cor.
• Já no segundo período, a partir de 1912, surge a reação a este primeiro momento, o Cubismo Sintético que buscourecuperar um pouco as formas "identificáveis", com cores mais fortes e composições mais decorativas. Deu preferência às formas arredondadas e menos angulosas, também teve a utilização da colagem com a introdução de elementos no quadro, como letras, números, pedaços de jornal, vidros, madeira etc. Era uma alusão a presença real do objeto.
• geometrização das formas e volumes;
•...
tracking img