Cst em logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 123 (30672 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APOSTILA DE FILOSOFIA

2º ano do Ensino Médio


- 1ª PARTE -






FILOSOFIA DA CIÊNCIA





Prof. Laerte Moreira dos Santos




CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SÃO PAULO

São Paulo, 1º Semestre de 2001
FILOSOFIA DA CIÊNCIA


1. Pensando filosoficamente sobre o Conhecimento Científico

A ciência tem um grande prestígio no mundo de hoje. As grandesempresas principalmente as grandes multinacionais têm o seu laboratório próprio para desenvolver as suas pesquisas.

No capitalismo de hoje a ciência já é reconhecida como um força de produção, como elemento importante da acumulação e ampliação do capital. Está na base de toda esta tecnologia avançada do nosso mundo de hoje.

Por isso, a filosofia que não tem um objeto próprio, ou seja, tudo podeser objeto da filosofia, mas que tem um modo de analisar, de investigar específico, não poderia deixar de lançar as suas perguntas sobre a ciência, sobre o conhecimento científico. O QUE É? COMO É? POR QUE É?

MAS QUAL A IDÉIA QUE TEMOS DO CIENTISTA?

É aquele que, justamente, tem o conhecimento científico que lhe permite revelar a verdade sobre as coisas e por isso pode falar com autoridade ea nós compete aceitar o que ele afirma.

Todos estão atentos às palavras dos cientistas em todos os campos do saber: ouve-se o psicólogo, ouve-se o pedagogo, ouve-se o físico, ouve-se o químico, etc.

Acreditamos que o cientista chega à verdade graças a procedimentos rigorosos que inclui entre outras coisas o método, a observação dos fatos, a experiência. E tudo isto com uma posturatotalmente neutra.

Oras, pensando assim não estamos transformando o cientista em um mito? Além dos mais, há tanta certeza assim no conhecimento científico das coisas? Se o cientista segue um método, observa os fatos, faz experiências, o que é o método, o que são fatos, o que é fazer experiências? O trabalho científico é realmente neutro ou é perpassado por interesses políticos?

Estas perguntas sãode caráter filosófico.

Não é de competência dos cientistas saber o que é a ciência, o que distingue este conhecimento dos outros, o que é o método, o que é a verdade, qual a relação entre os fatos e o sujeito que conhece, o que é a chamada objetividade científica, porque o cientista é um mito. Estes podem até dedicar-se a esta reflexão mas a partir deste momento estão agindo como filósofos enão como cientistas.

VAMOS DAR ALGUNS EXEMPLOS DE QUESTIONAMENTOS FILOSÓFICOS NO ÂMBITO DA CIÊNCIA:


Þ Quanto á objetividade científica: existe realmente a chamada objetividade científica? Qual a relação entre o sujeito que conhece e o objeto a conhecer?
Þ Quanto á observação dos fatos: observo passivamente os fatos ou os vejo de acordo com os meus projetos? Será que não vejo as coisas de namedida em que elas corresponderem a determinado interesse? Os fatos acontecem independentemente de mim ou eu de certa forma crio os fatos?
Þ Quanto aos fatos em si: será que toda teoria científica se apoia em fatos? Se assim é por que há teorias diferentes no campo científico sobre uma mesma realidade? Os fatos falam por si? Será que é verdade que contra fatos não há argumento?
Þ Existe aneutralidade no conhecimento científico ou ele está marcado por relações políticas? Quais os interesses políticos que perpassam pelo conhecimento científico? Qual a relação entre ciência e poder?
Þ Quanto ao fato de o cientista ter virado um mito na nossa época: Isto não é perigoso? Rubem Alves, consciente deste perigo, afirma: "Se existe uma classe especializada em pensar de maneira correta (oscientistas), os outros indivíduos são liberados da obrigação de pensar e podem simplesmente fazer o que os cientistas mandam."(Op. Cit. Pág. 11)

Estes questionamentos filosóficos nos revelam o quanto é importante a reflexão filosófica sobre a ciência pois ela nos ajuda a lutar contra o cientificismo que se propõe como saber absoluto sobre as coisas e o homem.

Mas ao mesmo tempo estes...
tracking img