Css parte 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3763 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CSS – CASCADING STYLE SHEETS (FOLHA DE ESTILOS EM CASCATA)
O QUE É CSS?
* Ferramenta para construção do layout de websites;
* Linguagem para estilos que define o layout de documentos HTML;
* Significa Cascading Style Sheets (Folhas de Estilos em Cascata);
* Que tal você alterar o layout de um site sem ter que mexer na sua estrutura (conteúdo)?
QUAL A DIFERENÇA ENTRE CSS E HTML?HTML é usado para estruturar conteúdos. CSS é usado para formatar conteúdos estruturados.
Em tempos passados quando um sujeito chamado Tim Berners Lee inventou a World Wide Web, a linguagem HTML era usada somente para estruturar textos. Um autor podia marcar seus textos definindo "isto é um cabeçalho " ou "isto é um parágrafo" usando tags HTML tais como <h1> e <p>.
À medida que aWeb ganhava popularidade, os designers começavam a sentir a necessidade de encontrar meios de construir layout para os documentos online. Para suprir estas necessidades os fabricantes de navegadores (àquela época a Netscape e a Microsoft) inventaram novas tags HTML tais como, por exemplo a tag <font> que se diferenciava das tags originais do HTML pelo fato de destinar-se à layout — e não àestrutura.
Isto adicionalmente teve o efeito de disvirtuar o emprego de tags inicialmente projetadas para estrutura como por exemplo a tag <table> que passaram a ser empregadas para layout. Muitas destas novas tags para layout como a tag <blink> eram suportadas somente por um determinado tipo de navegador. A frase "Você precisa do navegador X para visualizar esta página" tornou-se comumnos websites.
CSS foi inventada para solucionar esta situação, colocando à disposição dos web designers meios sofisticados de projetar layouts suportados por todos os navegadores. E ao mesmo tempo a separação dos estilos de apresentação da marcação dos conteúdos torna a manutenção dos sites bem mais fácil.
O QUE SÃO FOLHAS DE ESTILOS?
Uma folha de estilos é um conjunto de regras que informaa um programa, responsável pela formatação de um documento, como organizar a página, como posicionar e expor o texto e, dependendo de onde é aplicada, como organizar uma coleção de documentos.
A maior parte dos programas de editoração eletrônica e processadores de texto modernos trabalham com folhas de estilos. O processo consiste em definir um rótulo (nome do estilo) para um determinadoparágrafo e em seguida alterar os seus atributos. Todo parágrafo que for rotulado com aquele estilo passará a exibir as características definidas anteriormente. Qualquer alteração nos atributos de um estilo afetará todos os parágrafos que estiverem rotulados com ele.
Esta descrição, que se aplica a estilos em processadores de texto e programas de editoração eletrônica, também vale para a Web. Na Web,os "parágrafos" são blocos marcados por descritores HTML como <H1>, <P>, etc. Para fazer com que todos os blocos de textos marcados com <H1> em um documento sejam exibidos em tamanho de 48 pontos, basta definir a regra:
H1 {font-size: 48pt}
dentro de uma "folha de estilos" aplicada ao documento.
A folha de estilos pode ser um arquivo de textos simples (alfabeto ISO-Latin1)com a extensão .css. Para vinculá-lo a uma página HTML, esta deve ter dentro do seu bloco <HEAD> ... </HEAD> o seguinte descritor:
<LINK REL="stylesheet" HREF="url_do_arquivo.css">
PARA QUE SERVEM AS FOLHAS DE ESTILOS?
Separar apresentação da estrutura
Com isto é possível voltar a suportar browsers antigos que antes estavam condenados por não conseguirem ler a informação semperdas. Com a informação toda armazenada no HTML (estrutura), a apresentação (estilo) seria uma camada a mais, alterando a disposição do texto, cores, etc. mas sem afetar a estrutura essencial da informação. Isto permite que uma página tenha vários estilos e use scripts (programas embutidos) para decidir qual carregar (em função do browser e da plataforma). Isto é muito menos trabalho que...
tracking img