Cs22b

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Neste texto veremos o objeto de estudo das ciências sociais de acordo com a perspectiva de dois autores, são eles: Emilie Durkheim e Max Weber. Trataremos sobre o ponto no qual cada um dos autoresencontra seu objeto de estudo e as diferenças de um para outro, caso ocorram.
Para Durkheim o estudo das ciências sociais se caracteriza e se valida pela existência do fato social. O fato social sãoimpressões da uma consciência coletiva, de certa sociedade; é de caráter universal, coercitivo e independente dos indivíduos sobre o qual atua. O fato social pode ser exemplificado pelas imposiçõesmorais das sociedades, como por exemplo, o tabu do incesto ou então os modos de comportamento em determinados lugares, que quando cometidos, desviando-se do padrão, são rapidamente coibidos e extintos;partindo externamente ou internamente do indivíduo que comete tal ação. Fatos sociais não são hábitos de certas sociedades, mas sim características que são impostas em nossa educação; agimos deacordo com esses mandamentos sem um impulso biológico ou psicológico individual.
Já para Max Weber o conhecimento das ciências sociais se torna objetivo com a distinção do conhecimento empírico e daprática de ações. Para o autor, o objeto de estudo tem que ser considerado isento de julgamentos de valores feitos pelo estudante ou pesquisador. Esse estudo deve considerar as características históricasem que se encontra, pois são essas características que determinam os valores e conceitos que impulsionam certo fenômeno a se manifestar. Na decorrência desta ação, por parte do cientista, ele conseguevalidar seu estudo e o tornar objetivamente verdadeiro, já que quando se desprende de seus valores analisa dado fenômeno através de dados factuais e empíricos.
Diferente de Durkheim, para ele aciência social e seu objeto de estudo não é algo externo ao homem, ao indivíduo, pelo contrário, em sua concepção é o homem que realiza ações e eventos que cabem ser estudados; esse movimento humano...
tracking img