CS2 PORTUGUÊS

670 palavras 3 páginas
O homem procura entender a complexidade de suas habilidades no processo de aprendizagem, e especialmente adolescentes precisam assimilar línguas estrangeiras, que envolve atenção, percepção, memoria, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem.
A idade crítica par aprender uma língua estrangeira está entre 12 e os 14 Anos, podendo variar muito conforme uma pessoa, conforme as caraterísticas do ambiente linguístico em que o aprendizado ocorre. As limitações que começam a se manifestar a partir da puberdade são fundamentalmente de pronuncia.
Tem estudos de diferentes fatores que afetam o desenvolvimento de um adolescente. Os principais são:
Fatores Biológicos
A hipótese da lateralizarão do cérebro – pesquisas-nos campo da neurologia demostram que dois hemisférios cerebrais desempenham funções. O lado esquerdo é o lado lógico, enquanto que o direito é o lado criativo, artístico, sensível á música. Portanto o hemisfério direito seria a porta de entrada das experiências e a área de processamento para transforma-las em conhecimento.
Acuidade auditiva: adolescentes tem uma acuidade auditiva superior, disposto de som (fone) adolescente conseguem ouvir até os 25 anos.
Fatores cognitivos:
Formação da matriz fonológica: Se caracteriza por uma sensibilidade auditiva amortecida
Assimilação natural x estudo formal: adolescente com habilidades cognitivas, o adolescente passou por uma bagagem maior, procurar entender a estrutura gramatical buscar o vocabulário de outra língua e mais difícil.
Hipótese da Harpaz: quando um adolescente o aprende, já possuem estruturas (já formadas) neurais fixas associadas ás formas da língua materna.
Fatores afetivos e psicológicos:
Desmotivação: A cultura estrangeira, não representa desafio, experiências anteriores negativas, porém desencorajar o estudante de uma nova tentativa. Por falta de informação, estará desmotivado para aprender uma nova língua. E muitas vezes por falta de condição financeira.

Perfeccionismo:

Relacionados