Crítica sobre "o cabaré das crianças", livro de gilberto felisberto vasconcelos

279 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

Crítica sobre
O Cabaré das Crianças

Título: A deseducação da criança brasileira
O texto de Gilberto Vasconcellos discorre sobre o efeito negativo da mídia televisiva sobre a população brasileira, expondo o modo cruel com o qual procedem as emissoras quando levam ao ar programas de auditório repletos de malícia nas entrelinhas.
No decorrer do texto, o autor demonstra sua indignação com o sistema político-televisivo ao passo que relaciona três fatores-chave em seu texto: a apresentadora Xuxa (usada como uma metonímia), o ex-presidente Collor (citado como a idealização do representante social fisionomicamente perfeito) e os Brizolões.
Xuxa, a todo instante, é colocada como a representante mais estereotipa da manipulação cultural do brasileiro, na medida em que há anos ela é apresentadora de um programa de auditório direcionado ao público infantil, num país mestiço como o Brasil, e possui características da mulher idealizada como bela, o modelo europeu da mulher sensual. Com isso, a apresentadora acaba se tornando um instrumento fortemente indutivo no que diz respeito à sexualidade das meninas do país, levando-as a se transformarem em mulheres com características vulgares e com uma forte tendência à prostituição.
Segundo Gilberto, por consequência desse apelo midiático com relação à idealização da beleza, veio ainda a eleição de Collor, um homem de aparência eugênica e elegante.
Em meio a tanta influência da TV sobre a criança no país, o autor lembra ainda o descaso com a educação tradicional, dentro das escolas, quando cita os Brizolões. Além disso, mostra sua indignação com a ausência das crianças nas ruas, brincando como antigamente. Elas estão cada vez mais aprisionadas psicologicamente às grades de programações

Relacionados

  • Politicamente incorreto
    53671 palavras | 215 páginas