Crédito bancáro

11706 palavras 47 páginas
EMPRÉSTIMOS

OBJETIVOS

A obtenção dos recursos deve ocorrer de forma consciente, precedido de análise sobre sua real conveniência e os impactos que trarão ao empreendimento. É o chamado "crédito orientado", que procura indicar exatamente qual a necessidade do proponente de crédito e oferecer alternativas factíveis de financiamento.
É imprescindível que o empreendedor saiba dimensionar corretamente a quantia a ser solicitada, sua correta utilização e, sobretudo, se há realmente a necessidade em obter um empréstimo naquele momento. Ao solicitar recursos num agente financeiro, ele pode perceber que não precisaria da quantidade inicialmente demandada e até mesmo nem do próprio financiamento.
Muitas vezes, os problemas de natureza financeira são decorrentes de: * Equívocos nas decisões empresariais de investimento sem o devido planejamento; * Escassez de registros gerenciais e de informações que acarretam em descontroles financeiros; * Falhas no gerenciamento do fluxo de caixa: descasamento de prazos de recebimentos e pagamentos, custos totais mais elevados que as receitas, excesso e inadequação de estoques.
Estes fatores, entre outros, acabam impactando diretamente na necessidade do capital de giro do negócio.
Perguntas que podem auxiliar o empresário
1. Para que preciso do empréstimo?
O empreendedor deve ter em mente quais os motivos que o levam a solicitar determinado empréstimo. A necessidade do empréstimo deve ser a primeira etapa a ser definida pelo empreendedor. A partir da resposta, o empreendedor terá mais condições de perceber se está seguro do propósito do empréstimo e, assim, se informar quais as modalidades e opções existem no mercado financeiro.
Caso não tenha a resposta, é um indício de que será necessário realizar um plano de negócio, de modo a orientar-se gerencialmente na decisão de investimento, mensurando quais os valores dos investimentos fixos e de capital de giro, os resultados decorrentes e origem dos recursos.

Relacionados

  • Sistema financeiro nacional taxa selic tr (taxa de referencial de juros) certificados de depósitos bancários
    1668 palavras | 7 páginas
  • Artigo
    5763 palavras | 24 páginas
  • Contratos - direito civil
    10051 palavras | 41 páginas
  • Provão
    15540 palavras | 63 páginas