Cruzadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (823 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SOBRE O TEXTO:
Filme Crusadas.
http://pt.shvoong.com/entertainment/2169728-resumo-filme-cruzada/
http://www.brasilescola.com/historiag/cruzadas.htm
VOCABULARIO:
Muçulmano: é todo o indivíduo queadere ao Islão, uma religião monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Maomé, e que teria recebido revelações de Deus. Além disso os muçulmanos também dão ênfaseaos dogmas da oração, jejum no mês de Ramadã, peregrinação em Meca e o estudo do Alcorão.

Islamismo: A palavra islã significa submeter-se e exprime a obediência à lei e à vontade de Alá (Allah, Deus em árabe). Seus seguidores são osmuçulmanos (Muslim, em árabe), aquele que se subordina a Deus. Atualmente, é a religião que mais se expande no mundo, está presente em mais de 80 países.

REFERENCIA GEOGRAFICA:
- Comércio entre oocidente e o oriente do mediterrâneo.
- Jerusalém (que se encontrava sob domínio dos turcos seldjúcidas)
- Europa do século XI prosperava
- Cidades européias em direção a terras santas, comoConstantinopla e Jerusalém.

REFERENCIA CRONOLOGICA:
- A primeira (1096 – 1099) não tinha rei. Formada por cavaleiros da nobreza, em julho de 1099, tomaram Jerusalém.
- A segunda (1147 – 1149)fracassou em razão das discordâncias entre seus líderes Luís VII, da França, e Conrado III, do Sacro Império. Em 1189, Jerusalém foi retomada pelo sultão muçulmano Saladino.
- A terceira cruzada (1189 –1192), conhecida como ‘”Cruzada dos Reis”, contou com a participação do rei inglês Ricardo Coração de Leão, do rei francês Filipe Augusto e do rei Frederico Barbarruiva, do Sacro Império. Nessa cruzadafoi firmado um acordo de paz entre Ricardo e Saladino, autorizando os cristãos a fazerem peregrinações a Jerusalém.
- A quarta cruzada (1202 – 1204) foi financiada pelos venezianos, interessados nasrelações comerciais.
- CRUZADA DAS CRIANÇAS: no ano de 1212, aconteceu essa infeliz iniciativa, que teve como ponto de partida a cidade de Marselha. Milhares de crianças acabaram sendo...
tracking img