Cruz vermelha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Por que a organização Cruz Vermelha escolheu este símbolo como seu emblema? A Cruz Vermelha foi fundada por Henry Dunant, um negociante que se sensibilizou com o abandono dos feridos no campo debatalha de Solferino. Ele instigou a formação de um Comitê para a Assistência aos Feridos, que depois acabou ganhando adesão de outros países. Contudo, como os fundadores eram da Suíça, foi escolhido comoemblema do grupo a cruz vermelha em fundo branco, que na verdade é o inverso das cores presentes na bandeira do país.
A Batalha de Solferino, ocorrida em 21 de junho de 1859, foi um combate decisivoda Segunda Guerra de Independência Italiana, resultante da invasão do Piemonte-Sardenha pelos austríacos em 1859.
Essa batalha resultou na vitória das tropas francesas de Napoleão III eSardo-Piemontesas de Vítor Emanuel II sobre o exército austríaco comandado pelo imperador Francisco José I da Áustria (Franz Joseph).
Mais de 200 000 soldados lutaram nessa importante batalha onde lutaramaproximadamente 100 000 soldados da Áustria contra 118 600 soldados franco-piemontesas.
Perante um cenário de destruição, feridos e moribundos, Henri Dunant, que testemunhou a batalha em pessoa, foimotivado pelo horroroso sofrimento de soldados feridos a abandonar os campos de batalha, tratou de reunir rapidamente as mulheres das aldeias mais próximas para prestar auxílio humanitário às vítimas daguerra.
A batalha de Solferino levou Dunant a incentivar a criação de uma organização neutra e imparcial para proteger e assistir os feridos de guerra (CICV). Ele também propôs que deveriam ser criadassociedades voluntárias de socorro para tratar dos feridos – uma ideia que desencadeou na formação das Sociedades da Cruz Vermelha Nacional e do Crescente Vermelho. Além disso, sugeriu que fosseestabelecido um princípio internacional para servir como base para essas sociedades, uma ideia que culminou nas Convenções de Genebra.
Em 1901, Henry Dunant recebeu o primeiro Prêmio Nobel da Paz em...
tracking img