Cruz vermelha portuguesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2927 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cruz Vermelha Portuguesa

A Cruz Vermelha foi fundada por José António Marques em 11 de Fevereiro de 1865 com a designação de “Comissão Provisória para Socorros e Feridos e Doentes em Tempo de Guerra”. Actualmente a sua Sede é em Lisboa, mais propriamente no Palácio do Conde d’Óbidos. O Ministério da Defesa Nacional tem a tutela inspectiva da Cruz Vermelha Portuguesa na administração dos seusrecursos.
A Cruz Vermelha tem sete princípios fundamentais, criados em 1965 em Viena com o objectivo de unir os três organismos do Movimento Internacional:
* Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho;
* Comité Internacional da Cruz Vermelha;
* Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.
Estes princípios garantem a realização dotrabalho humanitário:
* “Humanidade: A Cruz Vermelha nasce da preocupação de prestar auxílio a todas as vítimas, dentro e fora dos campos de batalha; de prevenir e aliviar o sofrimento humano, em todas as circunstâncias; de proteger a vida e a saúde; de promover o respeito pela pessoa humana; de favorecer a compreensão, a cooperação e a paz duradoura entre os povos.
* Imparcialidade: ACruz Vermelha não distingue nacionalidades, raças, condições sociais, crenças religiosas ou políticas, empenhando-se exclusivamente em socorrer todos os indivíduos na medida das suas necessidades.
* Neutralidade: A Cruz Vermelha, com o objectivo de conservar a confiança de todos, abstém-se de tomar parte em hostilidades ou em controvérsias de ordem política, racial, filosófica ou religiosa.* Independência: A Cruz Vermelha é independente e, no exercício das suas actividades como auxiliar os poderes políticos, conserva autonomia que lhe permite agir sempre segundo os Princípios do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.
* Voluntariado: A Cruz Vermelha é uma instituição de socorro voluntária e desinteressada.
* Unidade: A Cruz Vermelha é uma só. Emcada país só pode existir uma Sociedade, que está aberta a todos e estende a sua acção humanitária a todo o território nacional.
* Universalidade: A Cruz Vermelha é uma instituição universal, no seio da qual todas as Sociedades Nacionais têm direitos iguais e o dever de entre-ajuda.” (www.cruzvermelha.pt)

A Cruz Vermelha Portuguesa integra o Movimento Internacional da Cruz Vermelha e doCrescente Vermelho e participa em alguns dos seus grupos:
* “ Red Cross/European Union Office: O Red Cross/European Union Office representa e promove os interesses das Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha da União Europeia e da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho junto dos organismos da União Europeia.
* Fórum das Sociedades Nacionais da CruzVermelha de Língua Portuguesa: Foi criado em 1983 em Cabo Verde, o Fórum das Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha de Língua Portuguesa constitui-se num espaço privilegiado de cooperação entre os seus membros em diversos aspectos, nomeadamente na preparação para a intervenção nas catástrofes, saúde, formação profissional, emigração/imigração. Fazem parte deste fórum as Cruzes Vermelhas de Angola, Brasil,Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, S. Tomé e Príncipe e Timor Leste.
* Grupo Mediterrânico: O Grupo Mediterrânico é formado pelas Sociedades Nacionais dos países mediterrânicos e por Portugal. O objectivo deste grupo é desenvolver o intercâmbio de cooperação nas margens norte e sul do Mediterrâneo. Apesar de não ser mediterrânica, a Cruz Vermelha Portuguesa foi convidada aparticipar e a partilhar as experiências e os problemas com que se debatem estes países, como por exemplo, no que respeita a imigração, migração, entre outros.
* Cooperação com Sociedades Nacionais: A Cruz Vermelha Portuguesa tem também vindo a estabelecer acordos de cooperação institucional e técnica com as Sociedades Nacionais da União Europeia, especialmente com a Cruz Vermelha Espanhola...
tracking img