Crustaceos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
a) Características gerais
É o filo com o maior número de espécies e com representantes terrestres, de água doce e marinhos. Encontra-se dividido em cinco classes:crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes.

Apresentam um exoesqueleto quitinoso e uma série de apêndices articulados. O exoesqueleto limita o crescimento desses animais, que crescem através do processode mudas (ecdises), durante as quais trocam o seu envoltório. 

A estrutura do sistema respiratório depende do grupo e do habitat de cada espécie. Existem grupos que apresentam respiração branquial(crustáceos), traqueias (insetos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes) ecavidade pulmonar (aracnídeos). 

O sistema circulatório é do tipo aberto e o sangue é lançado do coração para o interior de cavidades.A excreção pode ser realizada através dasglândulas verdes (crustáceos), glândulas da coxa (aracnídeos) outúbulos de Malpighi (insetos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes). 

O sistema nervoso é ganglionar, sendo composto por um cordão central ventral, gânglios cerebroides e um anel nervoso.

A reprodução é sexuada, existindo tanto espécies dioicas quantohermafroditas. O desenvolvimento podeapresentar estágios larvais(indireto) ou ser direto.

b) Crustáceos
Os crustáceos possuem representantes terrestres, de água doce e marinhos. Existem espécies de vida livre e também algumas que vivem fixas a substratos. Alguns exemplos de crustáceos são o tatu-bola, o camarão, a craca e o caranguejo. 

O corpo é dividido em duas regiões: cefalotórax e abdome. Possuem dois pares de antenas e cinco ou maispares de apêndices locomotores. São importantes constituintes do zooplâncton.
http://vestibular.uol.com.br/ultnot/resumos/fisiologia-animal-artropodes.jhtm

-------------------------------------------------
Crustáceo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Crustáceos |
|
Classificação científica |
Reino: | Animalia |
Filo: | Arthropoda |
Subfilo: | Crustacea |
|
Classes |Remipedia
Cephalocarida
Branchiopoda - pulga-d'água, Artemia
Ostracoda
Maxillopoda
Cirripedia - cracas
Malacostraca - lagostas, caranguejos,camarão, tamarutacas, tatuzinho-de-jardim, siri etc. |

A Wikispecies tem informações sobre: Crustáceo
Os crustáceos são animais invertebrados. O grupo é bastante numeroso e diversificado e inclui cerca de 50 000 espécies descritas. A maioria doscrustáceos são organismos marinhos, como as lagostas, camarões, cracas, percebes, tatuís (Emerita brasiliensis, que vivem enterrados nas areias das praias do Brasil), os siris e os caranguejos, mas também existem crustáceos de água doce, como apulga-d'água (Daphnia) e mesmo crustáceos terrestres como o bicho-de-conta.
Podem encontrar-se crustáceos em praticamente todos os ambientes do mundo, desdeas fossas abissais dos oceanos até glaciares elagoas temporárias dos desertos.
Índice  [esconder]  * 1 Anatomia * 2 Alimentação * 3 Excreção * 4 Reprodução * 5 Morfologia dos crustáceos * 6 Ontogenia e metamorfoses * 7 Taxonomia * 8 Registros fósseis de crustáceos * 9 Referências * 10 Ligações externas |
-------------------------------------------------
[editar]Anatomia
Oscrustáceos (do latim crusta = carapaça dura) têm um exosqueleto de quitina e outras proteínas, ao qual se prendem os músculos. Para poderem crescer, estes animais têm de se desfazer do exosqueleto "apertado" e formar um novo, a muda ou ecdise. Por esta razão, foi formado um grupo sistemático para englobar todos os animais que mudam o exosqueleto, os Ecdysozoa, que inclui osartrópodes, os nemátodes,os Nematomorpha, os Tardigrada, os Onychophora e os Cephalorhyncha. Esse exoesqueleto é também apropriado para que esses animais não se desidratem quando estão expostos ao sol.
Os crustáceos têm, geralmente, o corpo segmentado como os anelídeos, com um par de apêndices em cada segmento. O corpo é geralmente dividido em cabeça, tórax e abdómen; a fusão de segmentos é comum e, em certos...
tracking img