Cronotipo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1457 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Questionário de Cronotipo
Leandro Duarte - lduarte@icb.usp.br
Ao responder o Questionário de Cronotipo você deparou-se com questões sobre suas preferências pessoais e sobre o melhor horário para realização de algumas tarefas propostas. As pontuações possíveis vão desde 16 (vespertino extremo) até 86 (matutino extremo) passando por pontuações intermediárias que definem osindivíduos intermediários propriamente dito. Esse questionário tem validade para pesquisa pois em 1976 os seus idealizadores (J. A. Horne & O. Ostberg), utilizando medidas de temperatura oral de voluntários matutinos,vespertinos e intermediários, descobriram que há uma estreita correspondência entre o horário do pico de temperatura e as respostas encontradas no questionário. Portanto, trata-se de um instrumento validadoe fiel aos resultados obtidos. Pesquisadores do mundo todo, após traduzirem e validarem o questionário utilizam-no como ferramenta para identificação dos diferentescronotipos. Veja na figura 1 o ritmo de temperatura de indivíduos matutinos e  vespertinos.

Figura 1. Curva de temperatura central de indivíduos matutinos e vespertinos ao longo do dia. Observe a diferença nos horários de pico equeda entre as duas curvas. Modificado de Baehr et al., 2000Journal Sleep Research v.9 p. 124.
 
Diferenças Individuais
 
        Segundo o cronotipo de cada pessoa podemos classificar os indivíduos em matutinos, intermediários e vespertinos. Os indivíduos matutinos apresentam preferência por acordar nas primeiras horas da manhã e encontram dificuldades em manterem-se acordados além do seu horáriohabitual de dormir, enquanto que os indivíduos vespertinos, por outro lado, preferem as horas tardias de ir para cama e acordar especialmente nos finais de semana, apresentam menor tempo de sono durante a semana (devido a compromissos diários) e maior tempo de sono durante os fins de semana (quando compensam o sono semanal perdido). Por isso, o ciclo vigília/sono de vespertinos é mais irregular etem baixa eficiência. Além disso, vespertinosutilizam mais cochilos durante o dia, compatível com a privação de sono, e apresentam maiores problemas com a atenção, maiores indisposições emocionais e maior consumo de cafeína do que os matutinos.
A distribuição dos cronotipos na população é mais ou menos a seguinte:

Figura 2. Distribuição de 172 indivíduos de acordo com a pontuação noQuestionário de Cronotipo. Modificado de Baehr et al., 2000 Journal Sleep Research v.9 p. 121.
  Ou seja, a grande maioria da população é intermediária e pequena parcela se enquadra nos tipos matutinos e vespertinos.  Quer dizer que a maioria da população faz parte da classificação dos intermediários? Sim, a maioria da população fica entre os extremos matutinos e vespertinos. Por exemplo, o horário do picoda curva de temperatura dos indivíduos intermediários está entre o horário de pico da curvas dos matutinos e vespertinos. Os intermediários conseguem se ajustar aos horários impostos mais facilmente do que os vespertinos e matutinos.
 
Alguns Conceitos de Cronobiologia
 
Se observarmos nosso comportamento durante algumas semanas vamos perceber que realizamos as atividades cotidianas de formarepetida ou recorrente. Dormimos e acordamos, nos alimentamos, sentimos maior disposição e maior sonolência mais ou menos na mesma hora a cada dia que passa. Acompanhando o ambiente cíclico em que vivemos (basta observarmos  as mudanças entre dia e noite por exemplo) também apresentamos ritmos diários. Normalmente, a noite estamos em repouso (e uma parte da noite dormindo) e durante o dia, ematividade. Esses ritmos são chamados de ritmos biológicos e como exemplos temos o ritmo de temperatura, os ritmos de alguns hormônios e células de defesa sanguíneas e o ciclo vigília/sono. Os ritmos biológicos que se repetem a cada dia ou mais ou menos a cada 24 horas são chamados de ritmos circadianos (circa: cerca de; diano: um dia). Alguns ritmos ambientais como o ciclo dia/noite, são capazes...
tracking img