Cronologias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 53 (13085 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CRONOLOGIAS
I

1. EXPANSÃO ÁRABE

569-571 – Nascimento de Maomé, originário de uma família pertencente à linhagem Quraichitas.
610 – Maomé começou a receber as primeiras revelações
613 – Maomé iniciou a pregação
621 – Clímax dos conflitos internos na linhagem a que pertencia Maomé : razão para mudanças radicais
622 – (24 de Setembro) Maomé, tendo deixado Meca, chega a Medina (madinaan-nabi, ou seja, cidade do Profeta). A viagem de Meca para Medina é conhecida por Hegira. Neste dia inicia-se uma nova era e é também o primeiro dia do mês muharram (o primeiro mês do ano).
624 – Maomé substitui Meca a Jerusalém como ponto de orientação nas orações, a fim de quebrar os últimos laços com o passado
630 – Tomada de Meca por Maomé
632 – Morte do profeta que, nos últimos tempos, porvia de alianças com as tribos vizinhas, tinha ampliado o seu domínio para quase metade da Arábia
633 – início da conquista dos territórios do Império persa, cuja capital, Chesifonte, foi tomada em 636-637.
634-38 – depois da rendição de Damasco (635-636), rendeu-se Jerusalém (638); ao mesmo tempo a Síria e a Palestina acolheram os muçulmanos como libertadores do domínio bizantino: a pressão fiscalnestes territórios tornava-se cada vez mais forte e o descontentamento era tão marcado que várias cidades bizantinas abriram as próprias portas aos muçulmanos sem resistência alguma. Damasco será escolhida como a capital da dinastia omíada.
639-649 – conquista do Egipto: em 643 a cidade de Fusfat tornou-se uma base militar islâmica e em 645/646 Alexandria veio a ser o principal porto islâmico doMediterrâneo. Em 643 foi conquistada a Líbia e em 648-49 a Ifriqia (Tunísia).
651 – os discípulos de Maomé acabaram de reunir por escrito o conteúdo das mensagens que o profeta, ao longo da sua vida, a partir de uma certa altura, tinha recebido praticamente todos os dias e que lhes comunicava oralmente. Nasce o Corão ou Quran (leitura), o livro que representará desde então a essência da fémuçulmana.
661- Muawiya dá início ao califado omíada (661-750) dominado pelos interesses dos Quraysh e dos sírios. Desde então o califado torna-se hereditário. A sociedade muçulmana estava organizada com base na família, vínculo tão forte que as hostilidades entre as várias famílias e, em termos mais amplos, etnias serão uma constante na história árabe.
681 – formidável avanço de bandos muçulmanos quepercorrem todo o Magreb, chegando às costas do Atlântico.
710-711 – os árabes começam a invasão da Península Ibérica, ponto máximo da sua expansão. Desde então o império árabe foi dividido em nove prvíncias reagrupadas depois em cinco grandes governosL: um abarcava o Irão, o Iraque e a Arábia Saudita e tinha a capital em Kfa; outro compreendia o Hedjaz, Iemen, Arábia central, Alta Mesopotâmia,Arménia e Ásia Menor Oriental, tendo o centro principal em Mossul. O Egipto tinha a capital em Fosfat, o norte de África e a Península Ibérica pertenciam aos territórios da Ifriqia com capital em Kairuan e, finalmente, a Síria e a Palestina encontravam-se sob o governo directo de Damasco.

2. ESPANHA MUÇULMANA

710 - O chefe berbere Tarif ben Ziyad, com a conivência de um dignatário visigodorebelde de nome Julian, conduz uma força invasora através do Estreito até Tarifa.
711 -Passagem do Estreito de Gibraltar (Gebel al-Tariq) por Tariq ben Ziyad. Batalha de Guadalete (perto de Cádiz): derrota do rei Rodrigo e queda do Estado visigótico. Conquista de Córdova..
711-714 - Tarif ben Ziyad e Musa ibn Nusair, "emires" na Península
732 - Derrota do governador do Andaluz em Poitiers:vitória de Carlos Martel.
740 – Tumultos nos territórios do império árabe (problemas étnicos), nomeadamente no Norte de África e na Península Ibérica. Perturbações que os cristãos do Norte da Península saberão aproveitar.
756- Fundação do emirato omíada de Córdova (que durará até 912) por Abd-al-Rahman I, omíada que escapou ao massacre dos abássidas.
786 – Início da construção da grande mesquita...
tracking img