Cronologia do direito feminino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (817 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cronologia do direito feminino.
Século XVIII –
* 1792 - Inglaterra
Mary wollstonecraft escreve um dos grandes clássicos da literatura feminista –  A Reivindicação dos Direitos da Mulher –onde defendia uma educação para meninas que aproveitasse seu potencial humano.
Século XIX –
* 1827 - Surge a primeira lei sobre educação das mulheres, permitindo que freqüentassem as escolas; asinstituições de ensino mais adiantado eram proibidas a elas.
* 1857- Estados Unidos - No dia 8 de março, em uma fábrica têxtil, em Nova Iorque, 129 operárias morrem queimadas numa ação policialporque reivindicaram a redução da jornada de trabalho de 14 para 10 horas diárias e o direito à licença maternidade. Mais tarde foi instituído o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, em homenagema essas mulheres.
* 1879 - As mulheres têm autorização do governo para estudar em instituições de ensino superior; mas as que seguiam este caminho eram criticadas pela sociedade.
*1893 - Nova Zelândia - Pela primeira vez no mundo, as mulheres têm direito ao voto.
Século XX –
* 1917 - A professora Deolinda Daltro, fundadora do Partido Republicano Feminino em 1910, lidera umapasseata exigindo a extensão do voto às mulheres.
Anos 20
* 1920 - EUA - Sufrágio feminino.
* 1922 - Bertha Lutz fundou a Federação Brasileira pelo Progresso feminino (FBPF).
* 1928 - OGovernador do Rio Grande do Norte, oram anulados. No entanto, foi eleita a primeira prefeita da História do Brasil: Alzira Soriano de Souza, no município de Lajes - RN.

Anos 30
* 1932 - GetúlioVargas promulga o novo Código Eleitoral, garantindo finalmente o direito de voto às mulheres brasileiras.
* 1937/1945 - O Estado Novo criou o Decreto 3199 que proibia às mulheres a prática dosesportes que considerava incompatíveis com as condições femininas tais como: "luta de qualquer natureza, futebol de salão, futebol de praia, pólo, pólo aquático, halterofilismo e beisebol". O Decreto só...
tracking img