Cronograna de teorias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1788 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS: UMA REFLEXÃO DA TEORIA.




VIEIRA, André Cantieri1
NOGUEIRA, Andréia Pereira[1]
TEIXEIRA, Elaine Ap. Santiago1
OLIVEIRA, Everton Martins1
REIS, Gislaine Cr. Souza dos Reis1
CATANEO, Luciana Caldas R.1
NUNES, Marcelo S. Macedo1
OLIVEIRA, Silvano Talarico1
UTIDA, Wilson Takeshi1
SICILIANO, Antônio2
Faculdade da Fundação Educacional de AraçatubaRESUMO

Os estudiosos da Teoria das Relações Humanas, como os psicólogos, acreditavam que os problemas nas organizações eram evidentemente de cada indivíduo. O presente trabalho procura aprofundar o nosso conhecimento na Escola das Relações Humanas, partindo de um levantamento de diversos livros pesquisados tais como Teoria Geral da Administração e outros. Observamos que esta Teoria teve o seusurgimento logo após as conclusões da Experiência de Hawthorne e o seu nascimento ocorreu pela necessidade de corrigir a tendência à desumanização do trabalho, tendo como principal objetivo visar o Comportamento Humano nas organizações, dando ênfase na organização informal que é um conjunto de relações sociais não previstas em regulamentos. Observou-se também que os operários mais produtivos eram osque se inteiravam socialmente com o grupo e não simplesmente por sua satisfação com o trabalho. Os administradores do futuro serão bons líderes se aprofundarem seu conhecimento nesta Teoria, pois os ajudará em seu desempenho profissional com relação aos seus subordinados.

Palavras-chave: Comportamento humano. Relações sociais. Humanização.


INTRODUÇÃO

As empresas vêm enfrentando um grandedesafio principalmente quando se tratam de formação de líderes eficazes, vemos que os grandes causadores das transitoriedades de funcionários são as lideranças más formadas; para que se tenha um bom líder é preciso que ele saiba lhe dar com a diversidade que existe no grupo.
Portanto é importante conhecer a teoria das relações humanas, porque é o estudo do comportamento humano nas organizações.Esse estudo ajuda a desenvolver o relacionamento interpessoal (Habilidades Humanas) que um líder deve ter para poder agir de forma correta com seus subordinados, sempre enfatizando os relacionamentos (Homem Social). Nesse estudo o homem não é tratado como máquina ou pela sua capacidade física e fisiológica, ele tem um tratamento mais humano dentro da organização.
O objetivo deste estudo émostrar aos administradores como é importante saber que quando falamos em administrar, não é administrar coisas, mas sim pessoas e para isso precisamos conhecer a teoria das relações humanas que enfatiza as pessoas.
Desenvolvemos nossa pesquisa utilizando os livros da Teoria Geral da Administração dos anos de l999 e 2009 com seus respectivos autores Chiavenato e Lacombe, Introdução à Teoria Geral daAdministração de Chiavenato do ano de 2004 e o livro Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração de Vergara do ano 2003. Estudamos e nos aprofundamos nos capítulos que compõem a Teoria das Relações Humanas para o desenvolvimento deste artigo. Segundo Vergara (2003, p.48), “pesquisa bibliográfica é o estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas,jornais, redes eletrônicas, isto é, material acessível ao publico em geral”. Existem outros livros e autores que falam sobre esse assunto, mas procuramos nos basear nestes quatro citados acima.

DESENVOLVIMENTO

Na década de 30, partindo do desenvolvimento das ciências sociais e da psicologia no trabalho, deu inicio a escola das relações humanas no qual a ênfase seria nas pessoas e não natarefa ou na estrutura como afirma Chiavenato (2004, p.98):

Com a abordagem humanística, a teoria administrativa passa por uma revolução conceitual: a transferência da ênfase antes colocada na tarefa (pela Administração Científica) e na estrutura organizacional (pela Teoria Clássica) para a ênfase nas pessoas que trabalham ou que participam nas organizações.


A...
tracking img