Cronogramas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1231 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CRONOGRAMAS

Ana Paula do Prado - ad.prado@hotmail.com
Diego Borba de Godoi - diegoeana28@yahoo.com.br
Guilherme dos Santos - gui.santos1001@hotmail.com
Jefferson Cardoso Mendes - jefferson_jcm92@hotmail.com
Luiz Ernesto Santos Baumgartner – luizernesto@msn.com


Resumo: Através deste artigo tenho o objetivo de mostrar o que é e como se podemutilizar os cronogramas como ferramentas, demonstrando primeiramente os conceitos e as utilizações de cronogramas. Finalmente as aplicações de cronogramas para gerenciamento de projetos.


Palavras-chave: Gerenciamento de Projetos. Organograma. Atividade. Compromisso.


Introdução: Neste artigo, mostrarei que o uso de cronogramas é essencial para melhorar o gerenciamento de projeto, ouaté mesmo trivial para fazê-lo. E também como é importante o uso do cronograma para incentivar compromissos e inspirar pessoas à fazer parte de um todo. Através de um bom cronograma pode-se monitorar todo um trabalho.


Conceitos
Cronograma é uma ferramenta para gerenciamento do Tempo de um Projeto. Sua essência é a composição de uma lista de atividades interligadas por relações dedependência (obrigatórias, arbitrárias e externas), que aplicadas sobre um calendário (datas, feriados) e após a análise da disponibilidade de recursos humano-materiais (Nivelamento de Recursos), possibilita a identificação e controle da data de realização de atividades. O cronograma normalmente é baseado no Gráfico de Gantt, que é uma ferramenta gráfica para visualização do trabalho ao longo dotempo. O grande segredo do cronograma é a identificação do Caminho Crítico, pois apenas com essa técnica o Gerente de Projetos têm a possibilidade de aplicar técnicas de controle (Fast Track, Crashing, Corrente crítica, buffers etc) que aumentem a probabilidade de entregar o projeto no prazo estipulado.
Segundo Hayrton, cronograma é a disposição gráfica do tempo que será gasto na realizaçãode um trabalho ou projeto, de acordo com as atividades a serem cumpridas. Serve para auxiliar no gerenciamento e controle deste trabalho, permitindo de forma rápida a visualização de seu andamento. Como exemplo, abaixo segue a descrição da realização de uma monografia e seu cronograma.
Em linhas gerais, o cronograma refere-se à discriminação das etapas do trabalho com seus respectivosprazos. O aluno deverá enumerar as etapas principais, necessárias à construção do trabalho, e distribuí-las ao longo do tempo disponível, levando, necessariamente em conta, os momentos não disponíveis. Mais do que uma formalidade, o cronograma ajuda o aluno a disciplinar-se quanto ao tempo e os prazos, de maneira a priorizar a atividade prevista no cronograma, o que poderá resultar num ganho de escalaem termos reais. O cronograma é importante e deve servir de guia ao longo da realização do projeto bem como durante a realização do trabalho final, mas não é colocado na monografia por já ter caráter de passado.

Aplicação:Para Scott Berkun cronogramas incentivam compromissos, inspiram as pessoas a se sentirem parte de um todo, quebram abstrações em pedaços. tornam o trabalho monitorável.Um cronograma é uma lista de tarefas e nomes. Ter um cronograma significa que as pessoas disseram que estão se comprometendo com alguma coisa. Compromissos constroem vínculos entre as pessoas que criam energia, moral e confiança. É claro que se alguém deixa de cumprir sua promessa, quebra a confiança, mas não é necessariamente culpa do cronograma em si. Mesmo que todo mundo esteja atrasado,todos podem estar trabalhando tão duro quanto podem e respeitando uns aos outros para o progresso que eles estão conseguindo. Às vezes, estar atrasado, ou compartilhando o desafio do cronograma, une uma equipe.
Todos em um projeto com um cronograma têm o mesmo fim para alcançar. Eles podem ver como seu trabalho se encaixa em algo muito maior do que poderia fazer sozinhos. O cronograma...
tracking img