Cronograma e recursos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cronograma

O cronograma é o produto de um método bem definido, e não um conjunto de barras desenhadas a esmo. O cronograma integrado leva em conta as premissas adotadas e materializa graficamente o resultado dos cálculos efetuados segundo o PERT/CPM.
A prática de produzir cronogramas meramente "puxando barras" é errada e repudiável, pois incorpora alta dose de empirismo,
O cronograma é, porexcelência, o instrumento do planejamento no dia a dia da obra e é com base nele que o gerente e sua equipe devem tomar as seguintes providências:
* Programar as atividades das equipes de campo
* Instruir as equipes
* Fazer pedidos de compra
* Alugar equipamentos
* Recrutar operários
* Aferir o progresso das atividades
* Monitorar atraso ou adiantamentos das atividades* Replanejar a obra
* Pautar reuniões

CRONOGRAMA DE GANTT

A visualização das atividades com suas datas de início e fim podem ser conseguidas lançando-se mão do recurso gráfico chamado de cronograma de Gantt, assim batizado em homenagem ao engenheiro norte-americano Henry Gantt, que introduziu o cronograma de barras como ferramenta de controle de produção de atividades, sobretudo naconstrução de navios cargueiros no início do século XX.
O cronograma de Gantt é um gráfico simples: à esquerda figuram as atividades e à direita, as suas respectivas barras desenhadas em uma escala de tempo, O comprimento da barra representa a duração da atividade, cujas datas de início e fim podem ser lidas nas subdivisões da escala de tempo. Um exemplo simples é visto a seguir:

O cronogramade Gantt constitui uma importante ferramenta de controle, porque é visualmente atraente, fácil de ser lido e apresenta de maneira simples e imediata a posição relativa das atividades ao longo do tempo. Qualquer pessoa com um mínimo de instrução pode manusear um cronograma e dele extrair informação sem dificuldade.
O cronograma de barras, como originalmente concebido, tem a deficiência de nãopossibilitar a visualização da ligação entre as atividades, não levar em conta as folgas e não mostrar o caminho crítico. A fim de suprir essas limitações, planejadores criaram uma versão aprimorada do cronograma de Gantt, na qual introduziram dados tirados da rede PERT/CPM. A versão final recebe o nome de cronograma integrado Gantt-PERT/CPM,

CRONOGRAMA INTEGRADO GANTT-PERT/COM

O cronogramaintegrado pode apresentar, adicionalmente ao cronograma de Gantt, várias informações:

Em todos os exemplos que abordamos até agora, os dias foram numerados em sequência (1, 2, 3, 4,...), sem preocupação com a data real de início previsto para o projeto. Foi utilizado sempre o dia 1 como inicial, independentemente de ele ser 14 de abril ou 6 de junho. Além disso, fins de semana e feriados não foramlevados em conta na representação gráfica.

MARCOS

Marcos são pontos notáveis que se destacam em um cronograma. Um marco é um instante particular que define o início ou o final de uma etapa do projeto, ou o cumprimento de algum requisito contratual, O termo inglês milestone também é utilizado.
Os marcos são pontos de controle. Representá-los no cronograma ajuda a rápida visualização da dataem que o projeto alcança esses instantes. Do ponto de vista do planejamento, o marco é uma atividade de duração zero, inserido no cronograma unicamente para fins de referência.
Os marcos podem ser de planejamento (definidos pelo planejador e cujas datas são calculadas a partir da rede) ou contratuais (datas impostas, que deverão ser atendidas).
O Quadro a seguir mostra alguns marcos que podem serincorporados a um cronograma.

No caso dos marcos contratuais, as datas não são calculadas, mas impostas. Cabe ao gerente do projeto verificar se o planejamento da obra atende a essas datas e tomar as providências necessárias para que as etapas sejam cumpridas em tempo hábil, a figura a seguir ilustra um cronograma com marcos de planejamento e contratuais.

DIAS ÚTEIS E DIAS CORRIDOS

A...
tracking img