Tipos de Organogramas
O Organograma é uma representação gráfica da estrutura hierárquica da empresa. Pode ter várias formas, desde a mais comum, conhecida como organograma tradicional, até formas bem pouco usuais, como uma flor
Fazendo um organograma tradicional:
O primeiro passo é determinar todas as funções e setores que serão apresentadas no organograma, e definir suas posiçõeshierárquicas. Faça uma lista.
1. Presidente
2. Diretores (Financeiro, Administr., Operacional, Comercial, etc.)
3. Gerentes (Financeiro, Administr., Produção, Vendas, etc.)
4. Seções da Produção, Contabilidade, Depto. Financeiro, Depto. Jurídico, etc.
Quanto maiores a responsabilidade e autonomia, mais alta será a posição ocupada pelo cargo/setor. Definidos os cargos e posições, transfira-ospara retângulos distribuídos verticalmente e ligados por linhas que representarão a comunicação e hierarquia dos itens.
O Presidente (1) ocupa o primeiro nível do organograma. No segundo nível serão colocados os Diretores (2). Partindo do retângulo do Presidente, sairá uma linha que será dividida para se ligar a todos os Diretores. E de cada Diretor, sairá uma linha que se ligará aos Gerentes(3) que respondam hierarquicamente a ele. Daí em frente o raciocínio é o mesmo.
Funções de Staff, que respondem a um superior mas não têm autoridade total sobre os níveis abaixo, são colocadas em níveis intermediários e ligados à linha principal do superior correspondente.
Por exemplo, o RD responde à Direção, mas sua autoridade limita-se aos assuntos da Qualidade, portanto somente nessesassuntos ele tem ascendência sobre os gerentes, não em outros temas. Ex:

Tipos de Fluxogramas

Os fluxogramas  são usados para descrever diversas situações, processos ou fluxos de material ou pessoas. Para garantir esta flexibilidade de objetivos são usados inúmeros modelos diferentes e símbolos que terão sua aplicabilidade determinada pelo que se quer representar e por qual motivo. Até mesmo [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 10). Cronograma, fluxograma e organograma. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Cronograma-Fluxograma-e-Organograma/441872.html

MLA

"Cronograma, fluxograma e organograma" TrabalhosFeitos.com. 10 2012. 2012. 10 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Cronograma-Fluxograma-e-Organograma/441872.html>.

MLA 7

"Cronograma, fluxograma e organograma." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2012. Web. 10 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Cronograma-Fluxograma-e-Organograma/441872.html>.

CHICAGO

"Cronograma, fluxograma e organograma." TrabalhosFeitos.com. 10, 2012. Acessado 10, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Cronograma-Fluxograma-e-Organograma/441872.html.