Cronicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1697 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Este trabalho tem como objetivo de abordar os conceitos de crônica e ensaio, seus subtipos, assim como também divulgar nomes de grandes escritores brasileiros que fizeram seus trabalhos nos estilos citados acima.

Crônica
Crônicas são textos curtos que normalmente retratam algum fato da vida cotidiana. Nas crônicas, normalmente se demonstram os fatos de acordo com uma ordem temporal e sevalorizam os eventos da vida do homem e da sociedade. Pode haver um toque de humor ou mesmo uma pitada de sarcasmo para fazer com que o leitor pense a respeito de determinado assunto.
A palavra crônica, em latim chronica, significa relato de acontecimentos em sua ordem temporal. São textos primordialmente criados para serem publicados em jornais ou periódicos, a primeira crônica foi publicada em 1799em um jornal de Paris. Apesar de a primeira crônica ser datada de 1799, há quem diga que a carta que Pero Vaz de Caminha enviou ao rei de Portugal nada mais era do que uma crônica, respeitando os fatores cronológicos e colocando sua visão e opinião por toda a parte.
Partindo do principio de que a crônica foi feita para ser publicada em jornais, podemos dizer que a crônica situa-se entre ojornalismo e a literatura. O cronista investiga os fatos para construir sua pequena historia e se inspira neles assim como um repórter. A grande diferença seria que o escritor de crônicas fica livre para colocar seu toque e fantasiar sobre determinados eventos.
A linguagem usada na crônica normalmente e situada entre a oral e a escrita, textos em primeira pessoa, simples e fáceis de entender. Asimplicidade da crônica normalmente existe para que haja uma proximidade com o leitor.
Existem alguns tipos de crônicas como:
* Crônica Lírica ou Poética- Usa-se de uma linguagem poética e metafórica aonde o autor expressa sua alma lírica diante de episódios sentimentais, nostálgicos ou de simples beleza, significativos para ele. Este tipo de crônica esta em desuso.

* Crônica de Humor-Trata-se de uma visão irônica ou cômica dos fatos em forma de um comentário, ou de um relato curto. Procura basicamente o riso.

* Crônica-Ensaio- Mesmo sendo escrita em linguagem literária; possuindo um espírito humorístico e inclusive fazendo uso de pontos fictícios, este tipo de crônica apresenta uma visão crítica da realidade cultural, social e ideológica de sua época. Serve para mostrar o queautor quer ou não quer de seu país. Paulo Francis e Arnaldo Jabor são dois grandes representantes desse tipo de crônica.

* Crônica descritiva- Explora a caracterização de seres animados e inanimados num espaço. O descritivismo é sempre veículo para reflexões numa crônica centrada na descrição.

* Crônica Narrativa-São geralmente confundidas com contos. Tem por base uma históriapodendo ser constituída só de diálogos. É uma crônica comprometida com fatos do cotidiano, isto é, fatos banais, comuns. Quando a crônica também valoriza a caracterização dos seres temos a crônica narrativa-descritiva.

* Crônica Dissertativa- São crônicas onde se coloca a opinião do cronista de forma mais sentimental do que racional propriamente dita. Pode ser escrita tanto na primeira pessoa dosingular ou do plural.

Ensaio
O ensaio é uma composição, geralmente em prosa, de pequena extensão, que discute, descreve e analisa um tema, sobre um assunto qualquer, sem se basear em formalidades externas como documentos e provas de caráter científico. Em razão disso, dizer-se que o ensaio é o auto-exercício da razão que por isso mesmo repele toda e qualquer influência externa. Seja qual foro tema, o objetivo é a avaliação do seu próprio julgamento, o aprofundamento das suas inclinações. Por isso, o ensaísta não deve concordar com pontos de vista de outras pessoas acerca de seu trabalho. Se as suas idéias são originais ou diferentes, desde que você as desenvolva claramente, utilizando uma argumentação inteligente e persuasível, o seu ponto de vista será respeitado. Porém um texto...
tracking img