Cromossomos politenicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula Prática: Cromossomos Politênicos.
1. Esquematize o cromossomo politênico observado nos aumentos de 40x e 100x.









2. É possível que nem todas as lâminas preparadas tenhamficado boas para visualização. Cite os fatores que podem ter provocado isso.
Durante a aula prática de Cromossomos Politênicos, nem todos os alunos obtiveram sucesso na visualização do mesmo,podendo ser por distração ao marcar os respectivos tempos em cada etapa, a retirada de maneira errada da glândula podendo ter perdido partes importantes, e ao colocar a lamínula pode ter tido afalta de coordenação em colocar a lamínula e fazer força imediatamente para que ocorresse a quebra do núcleo e a possível visualização do cromossomo politênico.
3. Compare os cromossomos comunse os politênicos considerando a quantidade de DNA. Descreva as implicações dessas diferenças na atividade celular.
Nos cromossomos politênicos, durante a duplicação dos filamentos decromatina, sem simultânea divisão faz com que os cromonemas não se separem, por exemplo: na Drosophila melanogaster, os cromossomos estão dispostos em cerca de 100 vezes mais grossos que os cromossomosnormais e podem conter mais de mil cópias de DNA.
4. Comente a frase: “A única situação em que falamos de cromossomos interfásicos é quando tratamos de cromossomos politênicos”.
A substância donúcleo interfásico é genericamente designada por cromatina, e é constituída principalmente por DNA e proteínas. Cada cromossomo está mais distendido, como se fosse um fio de diâmetro minúsculo,que durante a mitose; mas essa distensão, a exemplo do que se conhece dos cromossomos politênicos, não é igual em todos os pontos, produzindo um segmento mais ou menos descondensado. As regiõesmenos condensadas são eucromáticas, julgando-se que correspondam a zonas de maior atividade genética; as mais condensadas são heterocromáticas, presumivelmente com atividade genética...
tracking img