Cromossomo x

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O cromossomo x é um dos dois cromossomos de determinação do sexo em muitas espécies animais, incluindo os mamíferos (o outro é o cromossomo Y). É uma parte do sistema de determinação do sexo XY e X 0sistema de determinação do sexo. O cromossomo x foi nomeado para suas propriedades únicas por investigadores de início, que resultaram na nomeação do seu cromossomo y de contrapartida, para a próximaletra do alfabeto, depois que se descobriu mais tarde.

Função
Os cromossomos sexuais X X são um dos 23 pares de cromossomas de uma fêmea homólogas. O cromossomo x abrange mais de 153 milhões depares de bases (o material de construção do DNA) e representa cerca de 5% do total DNA nas células das mulheres, 2,5% no masculino.

Cada pessoa tem normalmente um par de cromossomos sexuais em cadacélula. As fêmeas têm dois cromossomas, Considerando que os machos têm um x e um cromossomo Y. Os machos e as fêmeas retêm um dos cromossomos x de sua mãe, e as fêmeas retêm seu cromossomo x segundode seu pai. Uma vez que o pai mantém seu cromossomo x de sua mãe, uma fêmea humana tem um cromossomo x de sua avó paterna (lado do pai) e um cromossomo x de sua mãe.

Identificação de genes em cadacromossoma é uma área ativa de pesquisa genética. Porque os pesquisadores utilizam abordagens diferentes para prever o número de genes em cada cromossoma, o número estimado de genes varia. O cromossomox contém cerca de 2000 genes em comparação com o cromossoma y contendo 78 genes, dos estimado 20.000 a 25.000 totais genes no genoma humano. Doenças genéticas que são devido a mutações em genes nocromossomo x são descritas como ligadas ao X.

O cromossomo x carrega um par mil genes, mas poucos, se houver, estes têm nada a ver directamente com a determinação do sexo.

No início dedesenvolvimento embrionário em mulheres, um dos dois cromossomos x é aleatoriamente e permanentemente inactivado em quase todas as células somáticas (células com excepção dos ovos e esperma células). Este...
tracking img