Cromo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1226 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O cromo foi descoberto em 1780 em Paris, França, pelo químico francês Louis-Nicolas Vauquelin (1763-1829).
O seu nome deriva do latim chroma que significa cor. De fato, muitas soluções de sais de cromo chamam a atenção pelas suas variadas cores. Inclusivamente o rubi, uma pedra preciosa composta basicamente por óxido de alumínio, deve a sua cor vermelho-brilhante a vestígios de cromo.ESTADO NATURAL E OBTENÇÃO DO CROMO
O cromo metálico não existe livre na natureza. Encontra-se combinado com oxigênio no ocre de cromo, que é o sesquióxido de cromo, Cr2O3, associado com maior ou menor quantidade de matérias terrosas. A cromita, Fe(CrO2)2, é o principal minério de cromo. Existe, também, sob a forma de cromato de chumbo, constituindo a crocoita ou crocoisita, PbCrO­4. Encontram-sevestígios de cromo em diversos minerais – esmeralda, jade, serpentina, etc.
O cromo é extraído sob a forma de cromite [FeO.Cr2O23] e crocoíte [PbCrO4], sobretudo na Federação Russa, África do Sul, Turquia, Filipinas e Albânia.
Obtém-se por redução do óxido de crómio (III) [Cr2O3] com alumínio.
Possui número atômico 24 e massa atômica relativa 51, 996 u está localizado na família 6 da tabelaperiódica.

PROPRIEDADES
O cromo é um metal branco-azulado, capaz de adquirir grande polimento. É extremamente duro, sendo mais duro que o irídio e o aço. Seu ponto de fusão, 1830º, é elevado. Nas condições ordinárias, é estável em presença de ar, porém, aquecido ao ar ou em atmosfera de oxigênio, oxida-se superficialmente. Exposto a todos os agentes atmosféricos corrosivos, normais, inclusive a chuva,a neve e a água do mar, o gás sulfídrico, o dióxido de enxofre e os compostos de enxofre em geral, conserva seu aspecto brilhante.
É lentamente atacado pelos ácidos clorídrico e sulfúrico diluídos, formando sais cromosos e hidrogênio: Cr + 2HCl ⇒ CrCl2 + H2.
O ácido sulfúrico concentrado ataca-o, produzindo dióxido de enxofre e sulfato crômico. Quando colocado em contacto com o ácido nítrico, ocromo torna-se inerte ou passivo; já não é atacado pelos ácidos que o dissolvem nas condições normais.
Possui número atômico 24 e massa atômica relativa 51, 996 u está localizado na família 6 da tabela periódica.

PRESENÇA DO CROMO NA INDÚSTRIA
O elemento químico cromo é empregado principalmente para fazer aços inoxidáveis e outras ligas metálicas. Na forma do mineral cromita, é empregado naindústria de refratários para fazer tijolos de fornos metalúrgicos. Compostos de cromo produzidos pela indústria química são usados na indústria de tratamentos superficiais (por exemplo, a eletrodeposição de cromo, conhecida na indústria de galvanoplastia e o processo por cromado), manufatura de pigmentos, curtume de couro, tratamento de madeira e tratamento de água (podendo ser usado como inibidor dacorrosão na água usada em torres de resfriamento).Abaixo mais alguns exemplos de aplicações:
• Catalisador em processos diversos.
• Compostos de cromo são usados como fixadores de cor na indústria têxtil e para anodizar o alumínio.
• Cromato de chumbo é usado como pigmento amarelo.
• Cromo dá uma cor verde-esmeralda a vidros.
• Em camada superficial, o cromo produz uma superfície dura, de bomaspecto e resistente à corrosão.
• Elemento de liga para aços duros e aços inoxidáveis. Também em várias outras ligas especiais (para resistências elétricas, etc).
• Óxido de cromo VI (CrO3) é usado em fitas magnéticas (áudio, vídeo, etc) de desempenho superior às fitas com óxido de ferro.
• Revestimento de peças decorativas, entre outros.
Cuidados especiais são necessários tanto na manipulaçãodurante o processo industrial como no tratamento dos resíduos. Os resíduos possuem alto poder de contaminação, quando não são convenientemente tratados e simplesmente abandonados em corpos d’água, aterros industriais ou mesmo lixeiras clandestinas. Com facilidade, o cromo atinge o lençol freático ou mesmo reservatórios ou rios que são as fontes de abastecimento de água das cidades. Se o resíduo é...
tracking img