Cromo SourceInnovation

1196 palavras 5 páginas
9/8/2014

Cromo - SourceInnovation

Cromo
Índice
1 C romo
2 Aplicações
2.1 Engenharia Elétrica
3 Ligas
4 C uriosidades
5 Resumo
6 Referência Bibliográfica

Cromo

Este nome cromo vem do grego chroma (cor), em razão dos compostos coloridos. Foi descoberto em 1797, sua descoberta é recente em comparação com outros elementos. É um metal de brilho prateado-azulado,extremamente duro com alta resistividade elétrica, que faz dele muito utilizado fabricação de fios resistivos, em forma pura ou como liga é mais sensível à ação de enxofre e de sais. Quando imerso de uma solução salina, se recobre com uma camada de óxido que o protege contra outros ataques.
O principal mineral é a cromita (cromato de ferro, FeC r2O4).

Este elemento químico se encontra naturalmente no solo, na poeira e gases de vulcões, no ambiente são três números de oxidação do metal, cromo(0), cromo(III) e cromo(VI). O cromo(III) se encontra de forma natural no meio ambiente, enquanto cromo(VI) e cromo(0) são geralmente produzidos por processos industriais.
Se destaca pela baixa oxidação.
O cromo(III) faz parte do centro de biomoléculas que se encontram em pequenas quantidades em nosso organismo. Sua principal função está relacionada com o metabolismo da glicose, colesterol e ácidos graxos, nosso cérebro se nutre de glicose e sem esse alimento nosso cérebro sofre sérios distúrbios, podemos encontrar boas fontes em vários alimentos como arroz, batata e farinha integral.
Existem alguns suplementos alimentares que contém cromo, porém se houver excesso na dosagem há o risco da toxicidade, o risco vai além da super dosagem, pois há estudos científicos que mostram que quantidades não tóxicas de determinados compostos de cromo causam danos significativos em cromossomos. Aplicações
Provavelmente, o uso mais importante do cromo é a produção de aços especiais, ele é adicionado ao aço sob a forma de liga com o ferro, conhecido como ferro-cromo, produzindo materiais com maior qualidade e resistência.
Outra grande

Relacionados

  • Ferro SourceInnovation
    3091 palavras | 13 páginas