Cromatografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A Cromatografia é uma técnica que pode ser utilizada de duas formas, para separar misturas e identificar substancias.
A separação das misturas ocorre através de duas fases, sendo uma móvel e a outra estacionaria. A fase estacionaria ocorre por material poroso e a móvel por gases ou líquidos quem ajudam na separação das substâncias.
A identificação ocorre por comparações jáexistentes com recentes pesquisas para que se descubra qual a substância ali existente.





















Cromatografia
A cromatografia é uma técnica relatada cientificamente há pouco mais de cem anos e baseia-se na migração de componentes de uma mistura entre duas fases: a fase estacionária que retém elementos e a fase móvel que conduz a mistura por meio de um soluto atravésda fase estacionária. É uma técnica que pode ser utilizada para purificação de substâncias, na detecção de substâncias ou auxiliar a separação de substâncias indesejáveis.
O termo cromatografia foi primeiramente empregado em 1906 e sua utilização é atribuída a um botânico russo M. S. Tswett, ao descrever suas experiências na separação dos componentes de extratos de folhas. Nesse estudo, a passagemde éter de petróleo (fase móvel) através de uma coluna de vidro preenchida com carbonato de cálcio (fase estacionária), à qual se adicionou o extrato, levou à separação dos componentes em faixas coloridas. Este é provavelmente o motivo pelo qual a técnica é conhecida como cromatografia (chrom = cor e graphie = escrita), podendo levar à errônea ideia de que o processo seja dependente da cor.
Astécnicas cromatográficas podem ser divididas principalmente em cromatografia em papel, cromatografia em camada delgada (CCD), cromatografia gasosa (CG), cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC). Os métodos cromatográficos podem ser utilizados separadamente ou em conjunto dependendo dos componentes a serem separados ou identificados. A cromatografia tem sido desenvolvida e utilizada emdiversos meios da ciência. A química é a área mais atuante no desenvolvimento de métodos cromatográficos, mas outras áreas da ciência também utilizam dessas técnicas, sendo elas muito difundidas na área farmacêutica e médica.
Cromatografia em papel
A cromatografia em papel é uma técnica de partição líquido– líquido, estando um deles fixado a um suporte sólido. Baseia-se na diferença de solubilidadedas substâncias entre duas fases imiscíveis. A cromatografia em papel é uma das técnicas mais simples e que requer menos instrumentos para sua realização, sendo muito útil para a separação de compostos polares (Goulart, 2012).
Neste tipo de cromatografia, uma amostra líquida flui por uma tira de papel adsorvente disposto verticalmente. O papel é composto por moléculas de celulose que possuem umaforte afinidade pela água presente na mistura de solvente, mas muito pouca afinidade pela fase orgânica, atuando como suporte inerte contendo a fase estacionária aquosa (polar). A medida que o solvente contendo o soluto flui através do papel, uma partição deste composto ocorre entre a fase móvel orgânica (pouco polar) e a fase estacionária aquosa. Desta forma, parte do soluto deixa o papel e entrana fase móvel. Quando a fase móvel alcança uma seção do papel que não contém soluto, o fenômeno de partição ocorre novamente, só que agora o soluto é transferido da fase móvel para a fase estacionária. Com o fluxo contínuo de solvente, o efeito desta partição entre a fases móvel e estacionária possibilita a transferência do soluto do seu ponto de aplicação no papel, para outro ponto localizado aalguma distância do local de aplicação no sentido do fluxo de solvente (Peres,2002 ).
Cromatografia em camada delgada
A cromatografia em camada delgada é uma técnica de adsorção líquido-sólido, na qual a separação se dá pela diferença de afinidade dos componentes de uma mistura pela fase estacionária (DEGANI et al., 1998). A CCD está embasada na separação de substâncias por meio das suas...
tracking img