Cromatografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sobre a técnica cromatografia em camada delgada, responda:(a)Quais os fundamentos básicos?
 A cromatografia em camada delgada (ou fina) é uma técnica de adsorção líquido-sólidobastantesimples e barata, que consiste na separação de uma mistura através da migração por capilaridadediferencial de seus componentes sobre uma camada delgada de adsorvente retido sobre uma superfície plana.
Nacromatografia de camada delgada, a fase móvel (líquido) ascende por ação de capilaridade por uma camada fina do adsorvente (fase estacionária) estendida sobre um suporte. O suporte mais típico éuma placa devidro. Sobre a placa espalha-se uma fina camada de adsorvente suspenso em água ou outrosolvente e deixa-se secar. A placa coberta chama-se “placa de camada fina ou placa cromatográfica”.Quando a placacromatográfica é colocada verticalmente em um recipiente fechado (cuba cromatográfica)que contém uma pequena quantidade de solvente, este eluirá pela camada do adsorvente por ação capilar.
(b)Cite osusos mais consagrados da técnica (importância).
 A cromatografia em camada delgada é usada para determinar a pureza do composto, identificar componentes em uma mistura comparando-os com padrões,acompanhar o curso de uma reação peloaparecimento dos produtos e desaparecimento de um dos reagentes e ainda para isolar componentes puros de uma mistura.
(c)Enumere as vantagens e desvantagens datécnica.
 A cromatografia em camada delgada é uma técnica simples, de fácil compreensão e execução, debaixo custo, apresenta separação relativamente rápida, é versátil, e reprodutível quando se temprática.Entretanto, como envolve processos manuais, como por exemplo a preparação da placa e aplicação daamostra, pode causar erros. Essa técnica não possui, também, boa eficiência em análise quantitativa.(d)
O que é e como é calculado o Rf (Fator de Retardamento)?
Parâmetro usado frequentemente em cromatografia, o Rf é definido como a razão entre a distância percorrida pela mancha do componente...
tracking img