Cromatografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (609 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Alzheimer
Alzheimer é um tipo de doença neuro-degenerativa que reduz a capacidade de memória, interferindo no comportamento e na vida social dos indivíduos afetados . Inicalmente o paciente começapor esquecer acontecimentos da sua vida mais recente e assim sucessivamente.
Em casos mais graves o indivíduo afetado fica completamente dependente de outros e a sua linguagem, atenção, capacidade deaprendizagem , orientação e compreensão são notóriamente degradados. Associada essencialmente aos mais velhos, é um tipo de doença sem cura mas que possui tratamento . O s sintomas desta doençanuma fase inicial podem ser confundidos com stress ou simplesmente envelhecimento .
Com o passar do tempo os neurónios começam a morrer , perdendo-se também os neurotransmissores (acetilcolina,noradrenalida e serotonina) , e dá-se uma perda de capacidades motoras bem como da linguagem. Com a progressão da doença a dependência torna-se maior, a irritabilidade, a instabilidade emocional e aagressividade tornam-se cada vez mais evidentes. Outra característica desta doença é a perda da massa muscular.
Descoberta por Alois Alzheimer, em 1909, verificou a existência de placas senis (agregados daproteína beta-amilóide) e de novelos neurofibrilares em doentes com altas perturbações cognitivas mas sem lesões cerebrais, permitiram-lhe descobrir quadros clínicos distintos de neuropatologiasorgânicas cerebrais.
A perda de conexões entre neurônios, formação de emaranhados neurofibrilares e placas de amilóides são as principais características identificadas no Alzheimer que tem início no notronco cerebral . O cérebro de pacientes portadores da doença apresenta atrofias a nível do hipocampo, mas também em regiões parieto-occipitais e frontais. 
A prevenção da doença, apesar de nãocreditada pode ter como base  relações entre factores alteráveis como dietas (evitar alimentos com alumínio ), risco cardiovascular, uso de produtos farmacêuticos ou atividades intelectuais (ler, escrever...
tracking img