Cromatografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (581 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cromatografia

A cromatografia envolve uma série de processos de separação de misturas,acontece pela passagem de uma mistura atraves de duas fases:uma estacionária(fixa)e a outra móvel .Ainteração dos componentes da mistura com essas duas fases é influenciado por diferentes forças intermoleculares incluindo iônica, bipolar, apolar e especificos efeitos de afinidade e solubilidade.A cromatografia pode ser utilizada para a identificação de compostos, por comparação com padrões previamente existentes, para a purificação de compostos separando-se substâncias indesejaveis e para aseparação dos componentes de uma mistura. A diferentes formas de cromatografia podem ser classificados considerando-se diversos criterios:


• Classificação pela fase movel empregada• Classificação pela fase estacionária utilizada
• Classificação pelo modo de separação.


Classificação pela fase movel empregada

São 3 tipos de fase movel: acromatografia gasosa, liquida e supercritica. No caso de fases moveis gasosas separações podem ser obtidas por cromatografia gasosa e por de alta resolução.

Classificação pela fase estacionáriaA fase estacionária distingue-se entre fases sólidas, líquidas e quimicamente ligadas. No caso da fase estacionária ser constituida por um liquido,este pode estar simplismente adsorvido sobre umsuporte sólido.

Classificação pelo modo de separação

Separação cromatograficas se devem á adsorção, partição, troca iônica, exclusão ou misturas desses mecanismos.

Cromatografia em camadadelgada

A Cromatografia em camada delegada é uma técnica de adsorção líquido-sólido, nesse caso a separação se dá pela diferença de afinidade dos componentes de uma mistura pela fase estacionária, émuito semelhante à cromatografia em papel, entretanto exige uma suplementar separação em placa. Esta placa é um suporte liso, geralmente vidro, revestido com substância em pó aderente, ou aderida...
tracking img