Cromatografia em papel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2064 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CROMATOGRAFIA EM PAPEL





Introdução

A cromatografia é uma técnica físico-química de separação de misturas e identificação de seus componentes. Ela está fundamentada na migração diferencial dos componentes de uma mistura. Esta separação depende da diferença entre o comportamento dos analitos (substância a ser analisada posteriormente, após a separação com o processo de cromatografia)entre a fase móvel e a fase estacionária. A interação dos componentes da mistura com estas duas fases é influenciada por diferentes forças intermoleculares, incluindo iônica, bipolar, apolar, e específicos efeitos de afinidade e solubilidade. A grande variabilidade de combinações entre a fase móvel e estacionária faz com que a cromatografia tenha uma série de técnicas diferenciadas.
A primeiratécnica cromatográfica foi inventada por um botânico russo em mil e novecentos, e foi uma coluna de absorção líquida contendo carbonato de cálcio para separar pigmentos de folhas de plantas.
Existem vários tipos de cromatografia, que serão definidos de acordo com os critérios do material que se deseja separar.
[pic]
Há quatro tipos principais de cromatografia: cromatografia em papel,cromatografia de camada fina, cromatografia gasosa e cromatografia líquida de alta eficiência. Claro, a seleção do tipo de cromatografia adequada depende dos materiais a serem isolados e, freqüentemente, diversos métodos cromatográficos podem ser usados sequencialmente para que seja obtido um composto na forma pura.
Há de se considerar também os modos de separação, sendo eles adsorção, partição, trocaiônica ou por afinidade.

A Cromatografia de adsorção é a mais utilizada. Duas substâncias ligadas por uma interface onde não ocorre solubilização. A fase estacionária é sólida e a fase móvel pode ser líquida ou gasosa. Baseia-se nas atrações eletrostáticas ou dipolares da superfície da fase estacionária pelas moléculas da substância a separar.


Na Cromatografia por partição a fase estacionáriaé líquida. Este processo é baseado nas diferentes solubilidades dos componentes da mistura nas duas fases líquidas.




Cromatografia em coluna
[pic]
[pic]
É a técnica de separação cuja fase estacionária acontece dentro de um tubo. Utiliza-se uma coluna de vidro aberta na parte superior e munida de uma torneira na extremidade inferior, por onde sai o líquido (eluído). Dentro da colunaencontra-se a fase estacionária constituída por um enchimento sólido no caso da cromatografia de adsorção, ou por uma fase líquida no caso da cromatografia de partição. A fase móvel é líquida em ambos os casos. A ordem das substâncias dependerá da sua polaridade.
Há ainda a cromatografia de leito móvel verdadeiro (True moving bed, TMB) que é uma forma de transformar a cromatografia de leito fixonum processo contínuo em contracorrente, e desta forma maximizar as taxas de transferência de massa entre fases. Nesta técnica, o absorvente move-se no sentido oposto ao do eluente com uma velocidade compreendida entre as velocidades de migração dos dois componentes.


Cromatografia em Papel (CP)


É uma técnica de partição, a qual utiliza dois líquidos, ou misturas de líquidos, um atuandocomo fase móvel (eluente) e outro, suportado sobre papel, atuando como fase estacionária. Ocorre a retenção das substâncias devido às diferentes afinidades para com as fases estacionária e móvel. Utiliza-se papel normal ou papel de filtro (mais utilizado) como suporte da fase estacionária. A cromatografia em papel (CP) é uma das técnicas mais simples e que requer menos instrumentos para suarealização, porém, é a que apresenta as maiores restrições para sua utilização em termos analíticos.
Neste tipo de cromatografia, uma amostra líquida flui por uma tira de papel adsorvente disposto verticalmente. O papel é composto por moléculas de celulose que possuem uma forte afinidade pela água presente na mistura de solvente, mas muito pouca afinidade pela fase orgânica, atuando como suporte...
tracking img