Croissanteria

11038 palavras 45 páginas
Negócio: Loja de croaissants

Apresentação do Negócio
O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como o negócio se posiciona no mercado e quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio.
O Brasil é reconhecido mundialmente como um país com características excelentes para a produção de alimentos, sendo um dos maiores exportadores do mundo. Dentre os gêneros alimentícios brasileiros, destaca-se a produção de gêneros alimentícios relacionados à industria do trigo, pães e padarias.
O pão é considerado o alimento mais popular do mundo, presente em eventos marcantes da história da humanidade. Por volta de 10.000 a.C., o homem neolítico assava uma massa feita de farinha de cereais, água e sal em pedras aquecidas na fogueira. Os egípcios aprimoraram a fórmula ao acrescentar líquido fermentado à farinha, para dar volume, leveza e sabor à massa, e assar o pão levedado em forno a lenha.
Os padeiros franceses elevaram a arte de produzir pães ao criarem variações sofisticadas como baguete, brioche e croissant. O croissant, que significa crescente em francês, representa um pão característico de massa folhada em formato de meia-lua, feito de farinha, açúcar, sal, leite, fermento, manteiga e ovo para pincelar.
Embora a origem do croissant seja frequentemente atribuída à França, alguns relatos dão conta de que a sua invenção ocorreu em Viena, em 1563. Enquanto trabalhavam à noite, alguns padeiros austríacos ouviram o barulho que o inimigo otomano fazia ao cavar um túnel e, ao dar o alarme sobre o que estava acontecendo, conseguiram impedir o ataque. Após a vitória, os padeiros criaram o pão Hornchen (corno pequeno) como símbolo da vitória, em alusão ao quarto de lua representado na bandeira turca.
Outra versão atribui a origem do croissant ao dono de um café vienense, que tendo recebido sacos de café provenientes do saque do inimigo, criou um pão em forma de meia lua para acompanhar a bebida.
Maria Antonieta, ao se mudar

Relacionados

  • O alimento no século 20 e a mcdonaldização
    3363 palavras | 14 páginas
  • Ideias de um novo negocio
    9913 palavras | 40 páginas
  • cozinha.org
    13185 palavras | 53 páginas
  • Romances do negocio
    20171 palavras | 81 páginas