Crm e databasemarketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1712 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O mercado global fala várias línguas, tem varias cores, tamanhos, diferentes necessidades e uma vasta gama de desejo. É o que este trabalho vem nos apresentar de uma forma simples e clara.
Os consumidores querem preços satisfatórios, mas também querem produtos de qualidade e variedade de escolha e se queixam quando não são bem atendidos ou não recebem a atenção desejada. Asempresas que tem observarem essas mudanças já estão mudando o seu foco.
O trabalho aqui apresentado vê nos esclarecer como um bom atendimento pode ser eficiente e eficaz para a construção de um mercado competitivo e atuante. Como pode ser usado de forma útil o banco de dados de uma empresa, que na sua maioria só ocupa espaço e tempo.
Este trabalho também discorre sobre a CRM, que é uma tecnologiarecente, que serve para capitalizar clientes.

2. DATABASE MARKETING

Toda empresa deve ter um banco de dados de clientes atuais e potenciais e o Database Marketing foi uma espécie de melhoramento das análises de listas de cliente atuais e potenciais, com a incorporação das técnicas estatísticas.
Hoke foi o primeiro que destacou o salto de uma simples administração de uma lista para o uso daDatabase Marketing, ou seja, uma simples lista de clientes tornou-se agora uma tecnologia de banco de dados que permitiu administrar de maneira muito mais adequada estas listas. Para ele Database Marketing é uma lista de nomes acrescentadas de informações que vão desde o estilo de vida até o comportamento de compra de cada pessoa ou empresa.
Database Marketing é uma forma de gerenciar banco dedados com sistemas inteligentes, dinâmicos, atualizados e com informações de extrema importância sobre os clientes atuais e potenciais, a fim de:
• Identificar os clientes dispostos a responder a ações de marketing;
• Desenvolver com o cliente uma relação na qual haja qualidade e que seja de longo prazo, com o intuito de haver compras repetidas;
• Encantar o cliente com mensagens;
• Enviarmensagens desejadas nos momentos certos, no formato certo, para as pessoas certas;
• Ter um relacionamento de fidelidade com o cliente;
• Serve ainda como uma maneira de diminuir as despesas com o marketing, tendo uma melhor relação custo-benefício;
• E aumentar o lucro.
Um dos pontos mais positivos da Database Marketing é que através dele obtém-se uma mensuração dos resultados, ou seja, cada fasedo relacionamento ou uma campanha com o cliente pode ser medida e custeada, e que permite ser feito um conjunto de informações sobre o perfil dos clientes, mídias, ofertas e dessa forma as novas idéias que surgiram já serão voltadas para um risco mínimo.
Com este planejamento têm-se estatísticas que permitem realizar previsões de vendas e definir os testes de mercado necessários para garantir omelhor custo-benefício por campanha, ou seja, o objetivo do marketing é buscar meios que sejam mais viáveis para se investir com um menor custo e com maior probabilidade de sucesso.
Devido ao grande número de informações coletadas em tempo real a Database Marketing, aumenta sua vantagem competitiva de três maneiras:
• As taxas de respostas são maiores;
• Reage mais rápido aos movimentos daconcorrência ou do ambiente de negócios;
• Ocorre um melhor atendimento, com isso aumenta o nível de satisfação, levando a uma fidelização entre cliente e empresa.
Quando a empresa desenvolve um relacionamento sólido com os clientes ela não é facilmente atingida, mesmo quando os concorrentes investem mais em propaganda, reduzem os preços. Já dizia R. Smith: “Reputação é um ativo que o concorrente nãopode minar ou destruir.”.
Constantemente é feita uma atualização das informações dos clientes atuais e potenciais, permitindo dessa forma um refinamento das análises estatísticas.
Os principais critérios para desenvolver o perfil do cliente no Database Marketing são:
• Comportamentos de respostas: pedido de mais informações, pedido de compra e outras solicitações.
• Demográficos: renda,...
tracking img