Criticismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sentido geral do Criticismo

Em sentido geral o criticismo determina uma investigação dos fundamentos do conhecimento de forma axiológica, ou seja, é investigação e estudo dos valorespredominantes em uma sociedade. O criticismo pode ser visto como um pensamento que nega a verdade de todo conhecimento, caso este não tenha sido questionado ou submetido a uma critica de seus fundamentos.Miguel Reale compara o conhecimento cientifico e filosófico, a fim de esclarecer o conhecimento critico.
O conhecimento cientifico ocorre à medida que se investiga respostas para um determinadofundamento. Desta forma a ciência preza pela explicação racional e sentido genérico da generalidade.
Em contrapartida conhecimento filosófico se constitui de ideias. Procura compreender a realidade em seucontexto universal. Alcançando explicações generalizadas ao ponto de não ser possível pensá-las mais geral e amplamente.
Por outro lado é importante observar que o conhecimento filosófico compõe-sede uma característica importante, que é seu caráter critico-axiológico e sem ele o conhecimento genérico não pode ser superado pelo universal. Pois o que impede o homem de uma atitude critica é odesejo de saber que nasce de acordo com seus valores.
A crítica filosófica busca uma análise dos pressupostos de algo em seu caráter valorativo. Busca o saber critico e se relaciona com a capacidade dejulgar, avaliar e examinar um pressuposto (um valor, um comportamento, um fundamento cientifico e etc.).
Para Reale valorar e avaliar são, portanto, palavras do sentindo distinto, emboracomplementares.
A filosofia implica valoração. Não é possível fazer critica filosófica sem subordinar o criticado a um ângulo estimado dotado de objetividade.

Immanuel Kant
Immanuel Kant (1724-1804)nasceu em uma família simples de artesãos, em uma cidade portuária no mar Báltico, quando a Alemanha ainda não existia como país, em território pertencente à Prússia.
Estudou no colégio local,...
tracking img