Criticas a adm cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2024 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Constitui tema deste trabalho uma analise as criticas a Administração Científica de Taylor e Ford.
Frederick Winslow Taylor (1856 – 1915), nascido da Filadélfia, nos Estados Unidos, o fundador da Administração Científica na qual defendia pagamento de melhores salários e redução de custos unitários de produção. Formulava princípios e estabelecia processo de padronização que permitia o controledas operações fabris. Dizia também que os funcionários devem ser cientificamente selecionados e colocados em seus postos de tralho com condições de trabalho adequadas, para que as normas possam ser cumpridas, e, devem ser também cientificamente treinados para aperfeiçoamento de suas aptidões e executar uma tarefa para que a produção normal pudesse ser cumprida.
Henry Ford (1863 – 1947), elevouaos mais altos graus dois princípios da produção em massa, ou seja, fabricação de produtos não diferenciados em grande quantidade: preço padronizado e trabalhador especializado. Ele está associado a linha de montagem móvel. Fordismo é um sistema de produção, criado por Henry Ford.

Frederick Winslow Taylor (1856 – 1915), nascido da Filadélfia, nos Estados Unidos, o fundador da AdministraçãoCientífica na qual defendia pagamento de melhores salários e redução de custos unitários de produção. Formulava princípios e estabelecia processo de padronização que permitia o controle das operações fabris. Dizia também que os funcionários devem ser cientificamente selecionados e colocados em seus postos de tralho com condições de trabalho adequadas, para que as normas possam ser cumpridas, e, devemser também cientificamente treinados para aperfeiçoamento de suas aptidões e executar uma tarefa para que a produção normal pudesse ser cumprida.
Em segunda instância conclui-se que a racionalização do trabalho operário deveria ser acompanhada. A partir daí desenvolveu seus estudos sobre a Administração geral, a qual denominou Administração Científica, sem deixar de lado sua preocupação quanto atarefa do operário.
Para Taylor, as indústrias de sua época padeciam de três males:
* Vadiagem sistemática dos operários, que reduziam a produção em até um terço do que era normal, para evitar a redução de das tarifas de salários pela gerência. Isso resume-se em: engano entre os operários de que o maior rendimento do homem e da máquina provoca desemprego.
* Desconhecimento dos superioresquanto as rotinas de trabalho e tempo para realização das funções.
* Falta de uniformidade das técnicas e dos métodos de tabalho.
Os fundamentais alicerces da Administração Científica foram :
* Comando e controle: o gerente planeja e controla; os trabalhadores executam.
* O papel dos trabalhadores é utilizar o método sem questionar.
* Mão de obra e não Recursos Humanos, ou seja,a mão de obra contratada sem qualquer envolvimento da pessoa na organização. A empresa nada devia a seus funcionários, embora esperava lealdade dos mesmo.
Segurança, não insegurança: os funcionários não ganhavam reconhecimento ou responsabilidades havia um acordo de permanência no emprego.

Henry Ford (1863 – 1947), elevou aos mais altos graus dois princípios da produção em massa, ou seja,fabricação de produtos não diferenciados em grande quantidade: preço padronizado e trabalhador especializado. Ele está associado a linha de montagem móvel.
Os princípios da produção em massa foram:
* Máquinas especializadas.
* Sistema universal de fabricação e calibragem.
* Controle de qualidade.
* Simplificação das peças.
* Simplificação do processo produtivo
* Trabalhadorespecializado.
* Uma única tarefa ou pequeno número de tarefa.
* Posição fixa dentro de uma sequência de tarefas.
* O trabalho vem até o trabalhador.
* As peças e máquinas foram no posto de trabalho.
Em janeiro de 1914 adotou-se o dia de trabalho de oito horas e duplicou o valor dos salários. Ele achava que seus operários deveriam poder comprar o produto que fabricava.

As...
tracking img