Critica. capitaes da areia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Crónica – Capitães Da Areia
Capitães da Areia é um romance de autoria do escritor brasileiro Jorge Amado, publicado em 1937. O livro retrata a vida de um grupo de menores abandonados, chamados de"Capitães da Areia", ambientado na cidade de Salvador dos anos 30. Pedro Bala, Professor, Gato, Sem-Pernas, Boa Vida e Dora são personagens que Jorge Amado um dia criou para habitarem eternamente namemória de seus espectadores. Abandonados por suas famílias, eles são obrigados a lutar para sobreviver pelas ruas de Salvador.
Na minha opinião o filme revela imensa negligencia e agressividade peranteo grupo, Tanto a locução como as personagem foram bastante desorganizadas o que vem a tornar uma imagem desagradável. Ao acrescentar achei um guião fraco e uma história linear e embora as personagensterem sido escolhidas a dedo achei um mau desempenho, são inverosímeis.
Porem achei que o filme é um alerta para os espectadores se despertarem para a realidade, e é necessário que o cinemadenuncie essa realidade. Os capitães da areia mostraram serem bandidos mas no fundo é uma forma de sobrevivência e embora tivessem capacidades talentosas eram pobres, o que não os valorizava.
Há um certobranqueamento pois no filme houve uma tentativa de tornas as personagens inocentes enquanto no livro demonstrou ser tudo mais agressivo. Denuncia uma falta de protecção social e uma negligência porparte da sociedade que os protegia. No fundo viviam em comunidade e a população que os conheciam davam-se todos bem com eles.
Achei uma imensa falsidade pois a relação de amor entre o casal é bastanteforçada, e ainda após terem feito amor ela acaba por morrer o que mostra ser um bocado sinistro e dissuasor.
A denuncia da operação excessiva por parte da policia veio ainda a revelar uma dramáticavisualização do filme sem quais queres necessidades.
O objectivo do filme era que os espectadores se pusessem na pele das personagens, o que achei um pouco impossível.
Em conclusão achei a história...
tracking img