Critica apologia de socrates e a verdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO
Educação e pedagogia
A necessidade de tornar a pratica da educação intencional e mais eficaz traz consigo a exigência de maior rigor conceitual, de sistematização dos conhecimentos, de definição dos fins a serem atingidos e da escolha dos meios a serem utilizados. Assim, surge a pedagogia ou a teoria geral da educação. Um dos conceitos universais seguindo essaperspectiva, educar seria desenvolver todas as possibilidades da natureza humana, fazer o homem buscar a perfeição, expor o que tem potencial e o que poder vir a ter.
Na pedagogia surge o interesse pela metodologia e pelo rigor da teoria quando relacionada com a prática. Comênio foi um precursor nesse assunto, propondo métodos de ensino mais elaborados, que pudessem superar o simples empirismo em educação.Qualquer atividade educacional que se queira intencional e eficaz tem claros os pressupostos teóricos que orientam a ação. Ao elaborar leis, fundar uma escola, preparar o planejamento escolar ou enfrentar dificuldades especifica em sala de aula, é preciso ter clareza a respeito da teoria que permeia as decisões. Assim é bastante importante à formação do educador para q este esteja preparado pralidar com as diversas situações cotidianas.
A escola tradicional
A escola se institucionaliza de maneira mais complexa a partir do renascimento e da idade moderna, quando exige o confinamento dos alunos em internatos, a separação por idades, a graduação em séries, a organização de currículos e o recurso dos manuais didáticos. Essas mudanças levaram a uma maior produção teórica dos pedagogos. Aatenção dada à escola é fruto de interesses da burguesia nascente, que começa a ver a família e a criança uma outra forma, buscando mostrar a seus filhos o melhor caminho a seguir, dando uma educação solida, voltada para o passado, onde a imagem de uma criança frágil e sujeita a corrupção, leva a exigência de uma disciplina severa. Quanto a relação entre professor e aluno, a educação tradicional dizque o professor é o centro na transmissão de conhecimentos, ele detem o saber e a autoridade, dirige o processo de aprendizagem e é um modelo a ser seguido. Assim temos o aluno como um simples receptor das tradições culturais transmitidas pelo professor. O conteúdo visa o aprendizado de noções dando enfase ao esforço intelectual de assimilação dos conhecimentos, daí derivam o carater abstrato dosaber, o verbalismo, a valorização do passado e a preocupação em transmitir o saber acumulado. O exagero desses aspectos leva a um distanciamento com relação a vida e aos problemas cotidianos e atuais. Quanto a metodologia é valorizada a aula expositiva, centradas no professor com destaque para as quuestões da sala de aula, com exercicios de fixação com repetição de leituras e cópias. Submetidos ahorarios e currículos rígidos, os alunos são considerados um bloco único e homogenico, não havendo preocupações com as diferenças individuais.
Porém Criticar o intelectualismo da escola antiga não significa descuidar da transmissão de conteúdos; negar o enciclopedismo não implica desprezar a aquisição de informação dosada e necessária: recusar o autoritarismo do professor, não é deixar dereconhecer sua importância e autoridade e acusar a relação com os alunos de passadista e de estar a reboque dos conhecimentos, não significa abandonar o estudo dos clássicos e toda a herança cultural.
Com isso não se pretende retornar a escola tradicional, mas sim avalia-la sem preconceitos, a fim de evitar uma abordagem superficial, que não reconheça seus benefícios e avanços. Pois muitos valoresdeste modelo educacional prevalecem com êxito até hoje.
A tendência tecnicista
O objetivo de uma escola estruturada a partir do modelo empresarial é adequar a educação a exigências da sociedade industrial e tecnológica. Por isso a ênfase dada a preparação de recursos humanos, ou seja, de mão de obra qualificada para a indústria. O conteúdo a ser transmitido se baseia em informações objetivas que...
tracking img