CRITICA AO BEHAVOIRISMO

357 palavras 2 páginas
CRITÍCA AO BEHAIVORISMO

Embora o behaviorismo seja uma perspectiva de grande importância para a psicologia, este já não é uma abordagem tão usada e é alvo de varias críticas.
Existem algumas crenças equivocadas em relação ao behaviorismo, ois trabalha com animais e não com seres humanos e sua visão de comportamento. Alguns estudiosos dizem que esse preconceito pode surgir a partir de um conhecimento imaturo da abordagem, confusão com os termos técnicos.
Descordo com esse ponto de vista, pois o que me parece é que o behaviorismo trata o homem como um ser desprovido de pensamento, que não leva em conta o aparelho psíquico.
Para Medeiros e Moreira “O behaviorismo metodológico não é uma ciência do comportamento humano, mas sim um tipo de filosofia, pois questiona a existência dessa ciência e quais os métodos ele pode utilizar, portanto não podendo ser uma abordagem psicológica.”
Na minha opinião estão sendo muito “radicais” em pensar dessa forma. Penso eu que o behaviorismo é um modo diferente de pensar, uma outra concepção;
Acho que a ideia de Watson seja algo ultrapassado, pois ao longo do tempo o behaviorismo evolui muito, vendo o ser o humano e o mundo de outra forma.
Enquanto ao behaviorismo radical formulada por Skinner afirmando que “Os homens agem sobre o mundo, modificando-se e por sua vez, são modificadas pela consequência das suas ações.”
No modelo de Skinner o homem não é mais visto como um ser que responde aos estímulos do ambiente, uma maquina, mas sim um ser que vai modificando o ambiente ao seu redor e deixando ser modificado por ele. Visando também as consequências de comportamento, pois um comportamento que tenha consequência satisfatória facilmente se repitirá.
Acho o modelo de Skinner muito mais apropriado, evoluído. Mas ainda acho que o behaviorismo não seja tão eficaz, pois não leva em conta a raiz do problema, analisa apenas o comportamento, negando a existência de sentimentos e estados mentais, não tentando compreender o indivíduo

Relacionados

  • Pos graduação - especialista
    27762 palavras | 112 páginas