Criterios de imagem pessoal e orgabizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4225 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
O conhecimento da dimensão humana e o aprimoramento pessoal são fundamentais, para se ter eficácia no marketing pessoal, sendo este um processo de desenvolvimento individual e o sucesso é apenas conseqüência de se procurar sair do primário da vida. Por meio de um aprofundamento em temas que se relacionam com o ser humano, comunicação inter-pessoal, posicionamento do indivíduo, foipossível entender que é possível criar e desenvolver uma imagem coerente e consistente, envolta em associações psicológicas positivas que dêem visibilidade necessária para que uma pessoa se transforme em referência no seu ambiente vivencial. Por isso concluiu-se que o Marketing pessoal tornou-se um instrumento estratégico fundamental da construção de valor para a marca pessoa, uma das ferramentas maiseficientes de diferencial no mercado de trabalho.
1 INTRODUÇÃO
Há algum tempo se exigia que o profissional executasse aquilo que lhe foi pedido. Hoje se exige que o profissional tenha visão suficiente para dizer a empresa o que deve ser executado. Tudo isso antes mesmo do profissional fazer parte da equipe : comumente questionado ainda na entrevista de emprego, o que teria para acrescentar àempresa. Com a velocidade com que as coisas evoluem e a competição crescente, o Marketing Pessoal é uma estratégia vital para qualquer profissional que queira entrar e permanecer no mercado de trabalho.
O tema proposto neste trabalho "imagem pessoal, comunicação e formas de autopromoção" tem como principal razão analisar questões de comunicação inter-pessoal, posicionamento, intuição, caráter.
OMarketing Pessoal tornou-se fundamental para a construção da marca pessoa: que necessita de planejamento para construção, projeção e ascensão.
Apesar de ser um termo bastante usado, o Marketing Pessoal é pouco estudado em bases sólidas. Para entender melhor o termo, buscou-se uma bibliografia voltada para o Marketing em geral e, em especial, na emoção: os profissionais que não desconectam as emoçõesdo intelecto são bem mais sucedidos, dinâmicos, têm ótimo relacionamento inter-pessoal, tomam melhores as decisões.
Atualmente, o Marketing Pessoal é aplicável em quase todas as atividades humanas, tornando-se assim um elemento chave para o desenvolvimento social.
2 POSICIONAMENTO EMOCIONAL
Para entender a importância do Marketing Pessoal e sua força como instrumento extremamente eficaz desucesso pessoal e profissional, faz-se necessário a observação da realidade atual. O mundo totalmente globalizado e competitivo originou mudanças nas relações entre as pessoas e, consequentemente, na atuação dos profissionais.
As informações se atualizam com grande velocidade e muito do que se aprende cai rapidamente em desuso. A busca do crescimento pessoal é um ponto de partida para enfrentar acompetitividade cada vez mais crescente.
Neste contexto de alta competitividade, freqüentes mudanças e busca de qualidade, o Marketing é uma ferramenta fundamental para o processo de elaboração da estratégia pessoal.
Para ser eficaz no marketing pessoal, o conhecimento da dimensão humana é fundamental, porque este é um processo de desenvolvimento pessoal que valoriza as capacidades e competências dohomem. Conhecimentos técnicos são apenas a base da construção de uma carreira. O diferencial entre profissionais está em suas atitudes, que começa com o pensamento sistêmico (conhecer e reconhecer os diferentes sistemas que compõem a realidade, inclusive a própria personalidade). Neste caso, concluiu-se que também se pode aperfeiçoar a inter-relação.
O marketing pessoal está intimamente ligado àinteligência emocional. Segundo Cooper e Sawaf (1997,p.xvii) "é a inteligência emocional que nos motiva a buscar nosso propósito e potencial único e ativo em nossas aspirações e valores mais profundos, que deixam de ser algo a respeito de que pensamos e passam a ser vividos." Não basta apenas ter informações e sentimentos, é preciso aplicá-los eficazmente como fonte de conexão e influência...
tracking img