Criterios da excelencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1430 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CRITERIOS DA EXCELENCIA 1000 PONTOS
Os Critérios de excelência constituem um modelo Sistêmico de Gestão, adotado por inúmeras organizações de classe mundial, e são construídos sobre a base dos Fundamentos da Excelência, essenciais para obtenção da excelência do desempenho. Quando o fenômeno da globalização surgiu, os produtos passaram a ser produzidos em qualquer parte do mundo e vendidos emqualquer lugar. Isso fez com que surgisse uma forte competição entre as empresas e, por isso, a consolidação da qualidade no Brasil. Tornou-se crucial a busca incessante pela melhoria contínua da qualidade. As empresas brasileiras passaram a buscar condições necessárias para a competitividade. “Qualidade é entendida como um conceito ligado à cidadania, devendo transformar-se em um movimentonacional”.
É importante esclarecer que, utilizando os Critérios de Excelência como referencia, uma organização pode modelar seu sistema de gestão, realizar uma auto avaliação ou até se candidatar ao Premio Nacional de Qualidade. O Modelo de Excelência do PNQ, em função de sua flexibilidade e simplicidade de linguagem e, principalmente, por não prescrever ferramentas e práticas de gestão específicas (diz oque fazer e não como fazer), é útil para a avaliação, diagnóstico e orientação de qualquer tipo de organização, seja do setor público ou privado, independente do porte da organização.
“Critério é o que serve de norma para julgamento”, logo, os critérios do PGQP são fundamentos essenciais para a obtenção da excelência. O modelo de gestão dos critérios de avaliação é adotado por organizações quealmejam ter o status de “Classe Mundial”. Este termo é utilizado para caracterizar uma organização, prática de gestão ou resultado como um referencial de excelência. A seguir, apresentam-se os oito critérios de avaliação e de sua pontuação máxima para cada critério no modelo de 1000 pontos.
Critérios de avaliação Pontuação máxima
1 Liderança............................................................. 100
2 Estratégias e planos ............................................ 80
3 Clientes ............................................................... 60
4 Sociedade ............................................................ 60
5 Informações e conhecimento................................ 50
6 Pessoas................................................................ 80
7 Processos............................................................. 110
8 Resultados ............................................................ 460
Total .......................................................................1000

Liderança
O critério de número um examina o sistema de liderança da organização e o comprometimento pessoal dos membros daalta direção. Examina, também, a disseminação e a atualização de valores e diretrizes que orientam e promovem a cultura da excelência na empresa, considerando as necessidades de todas as partes interessadas. As partes interessadas na maioria das organizações são os clientes, a força de trabalho, acionistas e proprietários, fornecedores e a sociedade. Outro fator importante que o critério examina éem relação à alta direção analisar criticamente o desempenho global da organização, que nada mais é, do que os resultados relevantes para a organização como um todo.
Estratégias e planos
Este critério examina o processo de formulação das estratégias de forma a determinar o posicionamento da organização no mercado, direcionar suas ações e maximizar seu desempenho. A estratégia para cada empresaé a mobilização de todos os seus recursos no âmbito global, visando a atingir os objetivos em longo prazo. É analisado também como as estratégias, os planos de ação e as metas são estabelecidos e desdobrados por toda a organização e comunicados interna e externamente.
Clientes
Examina como a organização identifica, analisa, compreende e se antecipa às necessidades dos clientes e do mercado....
tracking img