Cristologia nos sinoticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1492 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO BIBLICO DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS
CURSO DE BACHAREL EM TEOLOGIA

Luciana Aparecida Corrêa da Silva

Teologia Sistemática II
Cristologia dos sinóticos / Cristologia Joanina

PINDAMONHANGABA
2012

INSTITUTO BIBLICO DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS
CURSO DE BACHAREL EM TEOLOGIA

Luciana Aparecida Corrêa da Silva

Teologia Sistemática II
Cristologia dos sinóticos / Cristologia JoaninaTrabalho apresentado em exigências à disciplina TEOLOGIA SISTEMATICA II - tendo como professor João Marcos . Instituto Bíblico das Assembleias de Deus em Pindamonhangaba - São Paulo.

PINDAMONHANGABA
2012

Cristologia dos sinóticos / Cristologia Joanina

Há Cristologia nos Evangelhos sinóticos. Chamam-se evangelhos sinóticos os três primeirosevangelhos do N.T, que podem ser vistos em colunas paralelas, pois, narram os mesmos fatos e acontecimentos. São lidos em uma visão conjunta, apresentam questões semelhantes sobre a vida de Jesus Cristo o que pode ser comprovado em sua leitura, uma Harmonia nos Evangelhos. Os sinóticos, com sua própria perspectiva descreve a vida e os fatos da história de Jesus Cristo. Os diversos tipos de cristologiasignificam diversos retratos de Jesus e ficam de geração em geração para alimentar a fé dos fiéis cristãos, esses modos de ver não se contradizem. Dentro da diversidade devemos buscar o que é constante, seguro e verdadeiro, Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Há cristologia deve descrever e sintetizar de maneira concisa os variados modos que os escritos do N.T apresenta a pessoa e osignificado de Jesus Cristo, pois, cada evangelho conta uma história de Jesus e estas histórias fornecem um quadro de referências no qual podemos entender: a relação de Jesus / Deus / humanidade, o significado de sua vida, morte e ressurreição e outros títulos atribuídos a Ele, João ocupava na comunidade de Jerusalém um lugar de destaque. Apóstolo Paulo conta em (Gálatas 2:9) que João é o que maisdesenvolve a figura de Cristo entre os evangelistas. João nos transmite uma cristologia bastante desenvolvida. A cristologia está no centro da teologia de João, o evangelho de João é o auge da Cristologia. Uma das questões mais comentadas é: á origem, de onde veio Jesus João quer transmitir o mistério da humanidade de Cristo, ou seja, o fato de que Ele, o Filho de Deus, vem do próprio Deus, nesteevangelho a divindade de Jesus aparece claramente. (João-10:30,38). Logo após ele diz porque escreveu o evangelho (João 20:31) o evangelista identifica “Messias e Filho de Deus” como os principais títulos para identificar e confessar Jesus.
O evangelho de João é o único que se serve do vocábulo grego “LOGOS” para designar o Cristo, para designar o Cristo pré-existente ou o Filho de Deus, quese manifestou na carne humana para revelar aos homens o Pai e o seu plano de salvação, a encarnação também enfatizada por João é o evangelho que mais insiste no fato de que o logos se fez carne.

No livro do evangelho de João logo no primeiro capitulo e no primeiro versículo João identifica Jesus como o verbo. “No principio era verbo e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus”, e o verbo sefez carne é uma declaração que demonstra uma relação entre Jesus e a sabedoria de Deus no Antigo Testamento (Jo 1:14; Pv 8) e também com a lei de Deus, conforme são declarada na pregação da Palavra,mediante a qual Deus cria,se revela e cumpre sua vontade na historia.Existe um estreito relacionamento entre a Palavra e o evento.No Novo Testamento fica mais claro que a Palavra não é simplesmente umamensagem proclamada mais é o próprio Cristo vimos em varias referencia, mais como estou falando da cristologia joanina vou mencionar apenas João 8:31 que diz assim:
8:31 Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos;

O que é dito por Paulo em colossenses 1 é repetido por João na inicio do seu evangelho,nessas...
tracking img