Cristo retentor e machu picchu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1991 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
No trabalho iremos “apresentar” as grandes maravilhas do mundo contemporâneo, Cristo Retentor (Brasil) e Macho Picchu (Peru).
Cristo Redentor é localizado no Rio de Janeiro, a capital cultural do Brasil, e é considerado o cartão postal carioca, inaugurada há 81 anos Cristo Redentor já não é mais apenas uma estatua, e sim um orgulho para todos brasileiros.
Macho Picchu é localizadono Peru, no topo de uma montanha, a 2400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba, um testemunho único da civilização Inca. Foi provavelmente a criação urbana mais surpreendente do império Inca no seu auge, onde as paredes gigantescas, terraços e rampas parecem como se tivessem sido cortadas naturalmente nas escarpas rochosas contínuas.AS MARAVILHAS DO MUNDO CONTEMPORANEO
Cristo Redentor

O Cristo Redentor é uma das atrações mais visitadas e fotografadas do país. Do alto dos 710 metros do Morro do Corcovado, visitantes do mundo inteiro desfrutam uma visão deslumbrante, apreciando a maioria dos cartões postais cariocas, como o Pão de Açúcar, as praias de Copacabana e Ipanema, a Lagoa Rodrigo deFreitas, a Serra da Tijuca, o estádio do Maracanã, as montanhas distantes das Serra do Mar e a majestosa Baia de Guanabara. Em seus “quase” 82 anos de existência, o Cristo Redentor se transformou em um símbolo da Cidade Maravilhosa, e do Brasil.
Antes mesmo de ser construído, o Cristo Redentor era motivo de acaloradas discussões que dividiam o país entre católicos, protestantes e cidadãos semreligião. Apesar de, atualmente, protestantes de todo o mundo visitarem o Cristo, inicialmente os líderes da Igreja Batista eram contrários à construção dele, chegando a propor que o dinheiro arrecadado fosse usado na construção de uma obra beneficente. Em 22 de março de 1923, seguidores da igreja Batista declararam, em nota publicada em “O Jornal Batista”, órgão oficial da Convenção BatistaBrasileira, seu desgosto quanto à construção do Cristo Redentor. A nota afirmava que a construção seria “um atestado eloquente de idolatria da igreja de Roma".
Entretanto, a igreja Católica sempre se manteve firme quanto a sua posição, argumentando jamais ter adotado a idolatria em sua doutrina, esclarecendo sempre que as imagens de santos em suas igrejas são vistos por seus fiéis como exemplos de féa serem seguidos.
Teve sua pedra fundamental lançada em 1922, mas as obras somente foram iniciadas em 1926, dentre as pessoas que colaboraram para a realização, podem ser citados o engenheiro Heitor da Silva Costa (autor do projeto escolhido em 1923), o artista plástico Carlos Oswald (autor do desenho final do monumento) e o escultor francês de origem polonesa Paul Landowski (executor dos braçose do rosto da escultura). A inauguração ocorreu em 12 de outubro de 1931.
Foram estudadas várias matérias para o revestimento da estatua, mas por fim foi escolhida a pedra-sabão, utilizada por Aleijadinho para esculpir os Profetas em Congonhas do Campo, Minas Gerais. Embora seja um material fraco, que pode ser riscado até com uma unha, é extremamente resistente ao tempo e não deforma nem rachacom variações climáticas.
No dia 7 de julho de 2007, o Cristo Redentor recebeu a honra de integrar a lista das Sete Maravilhas da Modernidade, em votação realizada pela internet e por mensagens de celular, organizada pela New Seven Wonders Foudation, da Suiça, entre 21 monumentos participantes de todo o planeta.
A escolha foi merecida. Do alto de seus 38 metros – e dos 710 metros do morro docorcovado – o cristo é a imagem da fé e da simpatia do povo carioca e completa, em 2013, 82 anos. Desde o ano de 2000, quando recebeu nova iluminação o monumento e seus acessos vêm passando por um processo de revitalização. O ponto alto foi à inauguração do acesso mecanizado em 2002, com elevadores panorâmicos e escadas rolantes. Assim, não é mais preciso enfrentar os 220 degraus que levam ao pé da...
tracking img