Cristianismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (566 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
A Filosofia cristã é o conjunto de ideias filosóficas iniciadas pelos seguidores de Jesus Cristo do século II aos dias de hoje. Esta filosofia surgiu com o intuito de distinguir ciência e fé,partindo de explicações racionais naturais tendo o auxílio da revelação cristã. Vários pensadores acreditavam que havia uma relação harmoniosa entre a ciência e a fé, outros afirmavam que havia contradiçãoe outros tentavam diferençá-las. Esta mesma discussão era questionada no campo da filosofia e da fé. Diversos filósofos relacionavam o pensamento grego com o pensamento cristão
Filósofos Cristãossão Aqueles que iluminam a fé através da filosofia. Homens que encontram a Deus através da Razão e da Fé. Esses filósofos estão espalhados por várias partes do mundo, em sua maioria em Roma e em outoslugares da Itália.

Pensamentos de Tomás de Aquino sobre bem e mal
O mal é, para São Tomás, uma privação. Uma privação do bem, uma certa falta do bem. São Tomás considera que todo ser é um bem,portanto, como o mal é uma falta do bem, não poderíamos dizer que o mal é um ser. Assim, o mal não seria, em estrito senso, real. Mas o que é, para São Tomás, uma privação do bem? Se, todo ser é um bem,então, o bem de um ser é a sua própria forma, isto é, a perfeição da sua forma. Em outras palavras, São Tomás considera que todo ser, enquanto ser, é bom (de uma maneira geral toda entidade concreta éconsiderada como boa), e que estes tem uma inclinação natural a buscar a perfeição da sua forma, sendo este o seu bem. Agora, podemos dizer que uma privação do bem é uma falha ou uma falta na forma deuma coisa.
cp

Pensamentos de Santo Agostinho sobre bem e mal
Em seu livro O livre-arbítrio, Santo Agostinho tenta provar de forma filosófica de que Deus não é o criador do mal. Pois, para ele,tornava-se inconcebível o fato de que um ser tão bom, pudesse ter criado o mal.
A concepção que Agostinho tem do mal, esta baseada na teoria platônica, assim o mal não é um ser, mas sim a ausência...
tracking img