cristianismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2817 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
RELIGIÃO: CRISTIANISMO

ORIGEM DO CRISTIANISMO

O cristianismo se iniciou como uma seita Judaica. Surgiu na Palestina, um território que foi dominado pelo império Romano. Éclassificado como uma religião monoteísta. Após se originar no Mediterrâneo Oriental, rapidamente se expandiu em abrangência e influência, ao longo de poucas décadas; no século IV já havia se tornado a religião dominante noImpério Romano. Durante a Idade Média a maior parte da Europa foi cristianizada, e os cristãos também seguiram sendo uma significante minoria religiosa no Oriente Médio, Norte da África e em partes da Índia. Depois da Era das Descobertas, através de trabalho missionário e da colonização, o cristianismo se espalhou para as Américas e pelo resto do mundo. A religião Cristã é centrada na vida e nosensinamentos de JESUS DE NAZARÉ, apresentado no Novo Testamento. A fé Cristã acredita em Jesus como filho de Deus, salvador e senhor da humanidade.

DOUTRINA CRISTÃ

A Santíssima Trindade é uma doutrina em que os cristãos acreditavam na existência de um só Deus em três Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.
Pai que é Deus, que é Amor: somente o Pai que ama respeita a liberdade de seu filho.Filho que é Jesus Cristo: é o Deus visível que se fez homem, nascendo da Virgem Maria para cumprir a vontade de Deus de libertar os homens do pecado.
Espírito Santo que é o Amor do Pai e do Filho que nos é comunicado e transmitido. Segundo o CREDO, Jesus foi concebido pelo Poder do Espírito Santo, nascido da Virgem Maria. Maria foi então convidada a conceber Jesus e a concepção de Jesus foi obrado poder do Divino Espírito Santo: "O Espírito virá sobre Ti..." A missão do Espírito Santo está sempre conjugada e ordenada à do Filho, ou seja, toda a vida de Jesus manifesta a vontade do Pai que por sua vez é manifestada pelo Espírito Santo.



HISTÓRIA E VIDA DE JESUS

Anunciação do Anjo Gabriel à Maria
Certo dia, a virgem Maria recebeu a visita do Arcanjo Gabriel, quando o Anjoanunciou que a mesma fora escolhida para dar a luz ao filho de Deus, a quem deveria dar o nome de Jesus, e que ele era enviado para salvar a humanidade e reinar eternamente. Com essa anunciação, a virgem ficou surpresa e demonstrou confiança em Deus, logo perguntou ao anjo, como poderia engravidar, já que não conhecia homem algum. E a explicação dada foi que seria fecundada pelo Espírito Santo. Então eladisse: “sou a serva do senhor, faça-se segundo a sua vontade”.


NASCIMENTO
Jesus Cristo nasceu em uma manjedoura, junto com os animais, pois Maria e José haviam ido para a cidade de Belém, pois a lei de Cézar decretava que todos aqueles que viviam no mundo romano teriam que se alistar em suas cidades, no caso de José, ele era de Belém.Após o nascimento de Jesus, ele foi visitado por magos dooriente, que antes foram falar com o rei Herodes. Herodes queria matar Jesus, pois tinha medo que o seu trono pudesse ser roubado. Mas em sonho, José foi avisado por um anjo do desejo de Herodes e então pegou Maria e Jesus e fugiu para o Egito e só retornou a Nazaré depois da morte de Herodes.

BATISMO DE JESUS

O batismo de Jesus se deu no Rio Jordão por João Batista. Jesus instituiu obatismo como um mandamento missionário, tornando assim, um passaporte para a comunidade Cristão. Para os cristãos, o batismo não é apenas uma entrada para à Igreja e sim, como um novo NASCIMENTO.

JOÃO BATISTA: ‘’EIS O FILHO DE DEUS’’ (JO 1,29-34)

"Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." O cordeiro era o animal utilizado nos tempos da Antiga Aliança para ser oferecido em sacrifício aDeus, para que os pecados fossem perdoados. Era assim: o chefe de cada casa levava um cordeiro para o altar da igreja, matava, e oferecia o sacrifício desse animal em troca do perdão de Deus. É claro que para a nossa visão de hoje isso é ultrapassado, e nós até podemos pensar: "Mas que idéia! Eles acreditavam que matando um cordeiro, obtinham de Deus o perdão dos pecados!" Pois ainda hoje esse...
tracking img